10 carreiras promissoras para 2018

O momento de definir a sua carreira ou o rumo dentro do mercado de trabalho nunca é simples. Apesar de a satisfação pessoal ser um dos fatores primordial na tomada de decisão, saber minimamente como estará o setor escolhido no futuro também deve ser uma preocupação.

Afinal, a probabilidade de encontrar uma boa oferta de trabalho tem muito a ver com situação de cada área. Uma das maneiras mais assertivas de ter acesso a essas informações é através de estudos detalhados.

10 carreiras promissoras para 2018

De acordo com um levantamento da consultora organizacional norte-americana Sparks and Honey, a tendência é que as áreas sejam cada vez mais fragmentadas, necessitando de profissionais extremamente especializados. Conheça as profissões em alta para os próximos anos.

Consultor de produtividade

A pesquisa da Sparks and Honey apontou que sociedade em geral deve necessitar de profissionais que dominem todas as soluções e tecnologias que possam otimizar o rendimento dos empreendimentos e de seus funcionários.

Setor financeiro com foco em seguros

A área de seguros, normalmente, obtém ótimos resultados em momentos de adversidades financeiras. De acordo com estudo feito pela agência de empregos Catho, existe uma grande procura por pessoas especializadas na área de controle e regras de transparência. Formados em Economia ou Gestão Financeira podem ter preferência no mercado de trabalho.

Curadoria digital

Com a quantidade de conteúdo sendo produzido e compartilhado diariamente na internet, é preciso contar com pessoas qualificadas para efetuar uma seleção de material e ferramentas digitais conforme o campo de atuação.

Gestor de marketing

Este profissional é responsável pela programação de comunicação e marketing de uma companhia, criando campanhas digitais a fim de realizar o lançamento de produtos ou serviços para melhorar os resultados da marca.

Engenheiro de energia eólica/solar

Basicamente, este engenheiro trabalha com a geração e distribuição de energia renovável e está em evidencia no Brasil por causa do potencial de nacional com sol e vento durante todo o ano, segundo a Revista Exame.

Profissional de tecnologia da informação

Esse especialista no setor de desenvolvimento segue em alta, uma vez que a saída da crise demanda otimização de processos internos e diminuição dos recursos através de soluções tecnológicas.

Saúde com foco em geriatria

A população está envelhecimento e necessitará de cuidados especiais na sua terceira idade. A área de saúde sempre é essencial, mas, a geriatria deve crescer ainda mais. 

Gestão de resíduos sólidos

Com as novas regras para o setor, este gestor precisa assegurar que todas as medidas estejam dentro da legislação em vigor no Brasil e os resíduos gerados no estabelecimento público e/ou privado contem com o encaminhamento apropriado.

Consultor Cloud Computing

Este profissional deve assegurar a infraestrutura virtual das corporações, efetuando as migrações e gerenciando os dados na nuvem, com segurança.

Engenharia voltada ao agronegócio

A modernização dos empreendimentos direcionados a agricultura e pecuária elevaram a importância destes profissionais, segundo pesquisa da Catho. O objetivo não é somente elevar a produção de alimentos, bem como encontrar formas de reduzir o impacto ambiental.

Qualificação profissional seguirá fazendo a diferença na contratação

De maneira geral, as pesquisas sobre as carreiras mais promissoras podem servir de orientação para estudantes que estão se preparando para o vestibular e ainda não tem opinião totalmente formada.

No entanto, um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) salienta o que já é de conhecimento geral para trilhar um caminho de sucesso: é necessário contar com formação profissional adequada, senso competitivo no seu setor e a demonstração de interesse em seguir se aperfeiçoando, não importando o cargo em questão.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *