4 ideias de Dedicatória para TCC

Todo mundo sofre para terminar o trabalho de conclusão de curso (TCC), mas sempre conta com a ajuda de pessoas importantes: familiares, amigos, colegas de turma, namorados (as), pais e professores. Neste caso, você tem um espaço determinado para fazer um agradecimento bem bacana para todos esses que fizeram a diferença durante a sua pesquisa.

No entanto, a dedicação para TCC pode até gerar algumas dúvidas entre os estudantes. De maneira geral, esta etapa não é obrigatória, sendo que o aluno define se quer ou não elaborar mais este trecho.

Dedicatória para TCC
4 ideias de Dedicatória para TCC

Portanto, se você desejar não se estressar com essa página, bastar deixar para lá e prosseguir com o seu relatório. No entanto, boa parte dos estudantes guarda frases e trechos de alguma obra inspiradora para fazer uma menção especial. Quer algumas dicas para deixar esse trabalho mais simples?

Ideias para criar a dedicatória do seu TCC

Basicamente, a dedicatória não é uma parte do seu trabalho que demanda muito tempo ou qualquer tipo de pesquisa para a sua elaboração. Neste trecho, você pode fazer algumas linhas para as pessoas que acha que merecem ser citados em um período tão relevante na sua jornada.

No entanto, você também fazer alguma menção diferenciada a entidades ou mais de uma pessoa. Então, você tem todo o direito de se dirigir há quantas pessoas achar necessário, mas faça isso com bastante brevidade para não ficar extenso e tampouco cansativo.

1 – Menção a alguma entidade divina

De fato, milhares de estudantes acabam por citar o nome de Deus nos seus trabalhos de fim de curso. Provavelmente, este é o nome que mais aparece entre as dedicatórias no Brasil.

2 – Menção aos professores

O seu orientador ou algum outro professor que tenha sido essencial para a conclusão da sua pesquisa acadêmica também pode ser prestigiado. Todavia, você deve considerar o nível de proximidade com o professor.

Você pode adotar uma língua mais padrão ou acrescentar algumas qualidades que foram fundamentais para sua formação. Exemplo tradicional: “Ao meu (estimado, querido, atencioso, etc) orientador (a), que tanto auxílio oferece para que este TCC fosse finalizado com a qualidade esperada”.

3 – Menção a pais ou familiares

É bastante comum que os estudantes se sintam a vontade para fazer uma homenagem aos pais ou familiares que sempre estiveram por perto e foram imprescindíveis para a concretização deste momento de sua formação acadêmica. Desta maneira, você pode adotar uma linguagem solta, própria e que combine com tudo o que deseja comunicar a estes queridos.

4 – Companheiros (as)

Outras pessoas que também costumam ser lembrados neste trecho do TCC são os companheiros (as) amorosos (as) ou apenas de sala de aula. Afinal, essas pessoas participaram de todos os seus instantes de alegria, frustração, ansiedade ou inquietação, não apenas nos últimos semestres.

Dedicatória para TCC
Saiba como fazer a Dedicatória para TCC

Caso sinta que deve se direcionar a alguns colegas ou toda a sua sala, vá em frente e sente com uma caneta diante de uma folha ou mesmo do seu corpo e permita que a sua criatividade faça o trabalho.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *