Alistamento Militar 2018: Como se alistar

Os jovens do sexo masculino que vão completar 18 anos de idade em 2018 devem ficar atentos ao Alistamento Militar obrigatório, que acontece em todo o Brasil. Quer saber como se alistar? Então, continue a leitura e descubra todas as informações!

Alistamento militar
Quer ingressar nas Forças Armadas? Saiba como fazer o Alistamento militar!

Realizado anualmente, o alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório, consistindo na seleção geral para ingresso nas Forças Armadas. Conforme os dados do governo, cerca de 1,8 milhão de jovens se alistam a cada ano, dos quais 100 mil acabam sendo incorporados ao Exército, Marinha ou Força Aérea. As mulheres são isentas do alistamento.

Alistamento Militar 2018

O Serviço Militar inicial tem duração de 12 meses, mas o período pode ser reduzido em dois meses ou prorrogado por mais seis meses. Após a conclusão, uma parcela dos jovens pode permanecer no Serviço Militar Voluntário como Soldados, dependendo da existência de vagas, tendo a chance de fazer curso para promoção a Cabo.

Alistamento presencial

As Forças Armadas ainda não divulgaram o calendário do Alistamento Militar 2018, mas a tendência é de que ele seja semelhante ao de anos anteriores. Caso isso se confirme, os jovens poderão se alistar entre os meses de janeiro e junho.

Uma das formas de se alistar é comparecendo à Junta de Serviço Militar (JSM) da sua cidade, dentro do período de alistamento. É importante lembrar que quem não se alistar está sujeito a uma série de sanções, ficando impedido de tirar passaporte, matricular-se em instituições de ensino e ingressar no serviço público, além de ter que pagar multa.

Para saber o endereço da Junta de Serviço Militar mais próxima e conferir os dias e horários de atendimento, entre em contato com a Prefeitura da sua cidade.

Outro detalhe importante é que os brasileiros que moram em outros países também precisam se alistar ao completar 18 anos de idade. O alistamento militar no exterior acontece nos consulados e embaixadas do Brasil, locais onde você consegue maiores informações.

Alistamento online

Recentemente, as Forças Armadas passaram a oferecer o Alistamento Militar pela internet em alguns estados. E a expectativa para 2018 é de que esse serviço online esteja disponível em todo o país.

Alistamento militar
Descubra como fazer Alistamento militar agora!

Acesse o site, verifique se o serviço é oferecido no seu estado e realize o alistamento, lembrando que o prazo é o mesmo do atendimento presencial. Durante o processo, você deve indicar em qual Força deseja servir (Exército, Marinha ou Força Aérea), se for selecionado posteriormente.

Caso não esteja disponível o atendimento virtual, você terá que ir à JSM mais perto para se alistar.

Documentos necessários

A lista de documentos para fazer alistamento militar inclui:

  • Certidão de nascimento ou equivalente (carteira de identidade, carteira de motorista ou de trabalho);
  • Comprovante de residência;
  • Uma foto 3×4 tirada recentemente.

Ao fazer o alistamento, o jovem receberá o Comprovante de Alistamento Militar (CAM) e a informação a respeito da data em que deverá retornar à Junta de Serviço Militar para saber se participará da seleção geral ou se será dispensado do Serviço Militar.

Aqueles que forem dispensados também deverão comparecer à JSM posteriormente, para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *