Bolsa FAPESP de iniciação científica: Como conseguir?

Bolsa FAPESP de iniciação científica é voltada para alunos de instituições de ensino superior situadas no Estados de São Paulo com a finalidade de pesquisa cientifica ou tecnológica, sob comando de um orientador com titulo de doutor ou uma capacitação correspondente.

O estudante precisa já ter finalizado uma quantidade adequada de matérias importantes para a realização deste projeto de pesquisa, uma vez que um rendimento acadêmico apropriado baseado no histórico escolar é fundamental para a aquisição desta bolsa.

Bolsa FAPESP de iniciação científica: Como conseguir?
Bolsa FAPESP de iniciação científica: Como conseguir?

Vale destacar que a responsabilidade pela pesquisa é do orientador, só que o aluno necessita estar preparado para debater e avaliar os resultados. A bolsa precisa ser colocada em pauta pelo orientador apenas depois de estar certo de que o estudante tem identificação com a causa e tempo disponível para realizar, sem causar nenhum prejuízo para seus estudos regulares.

Duração da Bolsa FAPESP de iniciação científica

É importante salientar que a Bolsa FAPESP de iniciação científica possui duração de 12 meses, começando sempre no primeiro dia de cada mês e se renovando depois de uma avaliação de rendimento do bolsista e do seu histórico atualizado.

Não se fornece uma bolsa de estudos com duração menor a um semestre, enquanto que a sua vigência não deve passar da data de encerramento do último semestre do aluno em questão.

A bolsa é concedida, em circunstâncias normais, por período de um ano, com início sempre no dia primeiro de cada mês, sendo renovável após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar atualizado. Não se concede bolsa por período inferior a seis meses. A vigência da bolsa não pode ultrapassar a data do término do último semestre letivo do curso de graduação do bolsista.

Consistência da Bolsa FAPESP de iniciação científica

1 – Quantia

Mensalidades em quantia estipulada pela Tabela de Valores de Bolsas FAPESP disponível aqui  (Tabela de Valores de Bolsas no País).

2 – Reserva técnica

Todas as informações referentes a este contexto podem ser encontradas no site do programa Bolsa FAPESP de iniciação científica.

3 – Licença-maternidade

É importante salientar que o alongamento da bolsa pode ocorrer em função de uma gestação por até quatro meses para as bolsistas em período integral. Sendo que no tempo de afastamento, não haverá nenhuma paralisação no pagamento e após o encerramento do benefício serão adicionados até quatro meses.

Requisitos do candidato a Bolsa FAPESP de iniciação científica

Requisitos do candidato a Bolsa FAPESP de iniciação científica
Requisitos do candidato a Bolsa FAPESP de iniciação científica
  • Estar matriculado em um curso de nível superior
  • Ter sido aprovado em uma quantidade apropriada de aulas relacionadas com o projeto de pesquisa
  • Apresentar um rendimento acadêmico satisfatório, comprovado pelo seu histórico escolar
  • Dedicação exclusiva: é preciso que o candidato se dedique, ao menos, 12 horas por semana para o seu projeto. O bolsista deve se comprometer com o andamento de sua pesquisa em um ritmo equivalente com as ações solicitadas durante o ano letivo e até mesmo nas férias
  • Sem vinculo empregatício: o candidato não pode contar com vinculo em nenhuma empresa e tampouco receber bolsa de outra entidade, salário ou qualquer remuneração decorrente de realização de atividade de qualquer natureza no decorrer de toda a sua bolsa
  • Estar em dia com a FAPESP.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *