Bombeiro Civil: conheça os deveres e o treinamento deste profissional

Basicamente, o bombeiro civil é um profissional destinado a compor a Segurança Contra Incêndio (SCI), que realiza trabalho em um local industrial, edifício ou acontecimento, podendo ser de ordem publica ou particular. Todas as obrigações, deveres e direitos desta profissão no Brasil se encontram nos parâmetros da lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009.

Quais são as obrigações de um bombeiro civil?

De maneira geral, esse profissional necessita conhecer os sistemas de segurança contra incêndio (extintores de incêndio, hidrantes e mangotinhos, chuveiros automáticos, controle de fumaça e alarmes) e saber como realizar a fiscalização de todos esses itens.

Além disso, o bombeiro civil tem uma responsabilidade bastante diversa da obrigação de bombeiro militar, sendo que o trabalho dessas categorias pode ser complementar em uma eventualidade, como, por exemplo, a ocorrência de um incêndio.

Quais são as obrigações de um bombeiro civil?
Quais são as obrigações de um bombeiro civil?

Geralmente, o bombeiro civil concentra a sua atuação majoritariamente no serviço de prevenção para que nenhum foco de incêndio aconteça, evitando que o bombeiro militar necessite ser acionado em condição de emergência.

Caso o incêndio venha a acontecer, esse profissional já conta com um protocolo desenhado que consiste em inicialmente instruir a evacuação e resgatar as pessoas. Somente depois, se deve começar o combate ao fogo.

Em um incêndio de grande proporção, o bombeiro civil precisa chamar o Corpo de Bombeiros de Prontidão (CBP) mais próximo e fazer a orientação para o foco das chamas, qual material está em combustão, quais são os elementos próximos que podem aumentar o acidente ao entrar em combustão e outros cuidados.

E todas essas orientações precisam ser realizadas de clara, objetiva e ágil para não atrasar o trabalho e nem comprometer ainda mais a estrutura em questão.

Formação de um bombeiro civil no Brasil

De acordo com a NBR 14608, o profissional necessita ter passado por um treino apropriado e estar capacitado para realizar o serviço de prevenção, bem como entrar em ação em contexto emergencial. Ele vai trabalhar inicialmente na proteção da vida humana, posteriormente mudando seu foco para a segurança ambiental e patrimonial.

Formação de um bombeiro civil no Brasil
Formação de um bombeiro civil no Brasil

Condições mínimas para a qualificação de um bombeiro

Conheça em detalhes o curso e a quantidade mínima de horas para o trabalho de um bombeiro civil.

1 – Mínimo de 210 horas de trabalho, sendo 94 horas de aulas teóricas e 116 horas de aulas práticas.

2 – Ainda é determinado o aproveitamento mínimo para a aprovação no curso de aproximadamente 80% para o bombeiro civil.

3 – O trabalho de capacitação de um bombeiro civil pode valer por até um ano e necessita ser renovado sempre que ultrapassar esse período.

Uniforme diferenciado

Você sabia que um bombeiro civil não pode usar o mesmo fardamento de um bombeiro militar? Isso acontece em função da NBR 14608 que deixa muito claro que o uniforme não pode sequer ser parecido.

Essa preocupação é vital em um trabalho emergência. Por exemplo, essa diferença nos fardamento é indispensável em um protocolo de contensão de incêndio para que os oficiais possam identificar quem é o bombeiro civil e quem é o bombeiro militar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *