Capa de Trabalho ABNT: Como fazer passo a passo

Qualquer aluno de universidade, faculdade ou centro técnico de formação precisa efetuar um trabalho de conclusão de curso (TCC) para receber o seu diploma e se formar oficialmente no curso pretendido. No entanto, esse último projeto não pode ser entregue de qualquer maneira. Por isso, aprenda a fazer a capa de trabalho ABNT!

Basicamente, você precisa efetuar a sua pesquisa, independente do tema, seguindo as medidas de organização da famosa ABNT. Essa exigência é capaz de tirar o sono de milhares de jovens por todo o Brasil, mas com paciência e organização tudo pode ser resolvido dentro do tempo apropriado.

Capa de Trabalho ABNT:
Capa de Trabalho ABNT: tire as suas dúvidas

Afinal, as medidas das ABNT servem para definir o estilo de padronização do seu trabalho em todas as páginas, inclusive na sua capa. Essas sugestões devem ser seguidas para entrega de um trabalho no colégio ou um projeto universitário.

Importancia da organização na capa do trabalho ABNT

De modo geral, as normas da ABNT tem a missão de fazer com que todos os projetos fiquem em um mesmo estilo de produção, ou seja, apresentem as fontes, as separações e os capítulos com denominações similares.

De fato, o que vai definir a sua aprovação ou não pela banca ou professores será a profundidade do material apresentado, só que uma capa muito bem executada pode lhe adiantar alguns pontos importantes para atingir a média necessária na instituição de ensino.

Vale lembrar que a maioria das universidades ou escolas técnicas conta com um estilo já determinado. Deste modo, você pode sempre procurar pela ajuda de um professor ou do seu orientador para que as normas se encaixem com a solicitação.

Capa de Trabalho ABNT: Como fazer passo a passo

São inúmeras as recomendações oficiais para a padronização da capa do seu projeto. Por veja, as dicas para uma capa de trabalho ABNT:

Capa de Trabalho ABNT: Como fazer passo a passo
Capa de Trabalho ABNT: Como fazer passo a passo

1 – Na parte de cima da capa da ABNT, você deve colocar de maneira centralizada o nome da sua faculdade ou escola técnica. É preciso escrever o nome completo e até mesmo as siglas, se for necessário. Geralmente, a opção pelo negrito deve ser lembrada.

2 – Cerca de três parágrafos para baixo, você pode adicionar o seu nome completo. Preferencialmente, todas as letras do seu nome devem constar em caixa alta.

3 – O título da sua pesquisa pode ser encaixado na parte central da página, sempre em negrito e com as letras maiúsculas. Caso você esteja pensando em colocar um subtítulo para delimitar o seu tema, não há nenhum problema. Deixe uma linha e escreva o restante do título desejado também em caixa alta, mas sem o negrito.

4 – Nas últimas linhas, você deve centralizar as palavras e digitar o lugar, ou seja, a cidade e o estado onde se localizada a sua instituição de ensino. Posteriormente, você deve registrar a data apenas com a inclusão do ano.

5 – No fim das contas, muita gente comete o erro de adicionar o nome do professor ou orientador do TCC nesta página. Essa medida não faz parte do conceito de organização de ABNT. Contudo, você deve esclarecer este ponto com a sua própria faculdade, uma vez que o modelo institucional pode solicitar essa informação logo na capa.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *