Carreira Militar Feminina: Como se alistar?

Em diversos países do mundo, o serviço militar é obrigatório tanto para os homens quanto para as mulheres. No entanto, esta não é realidade no território nacional, só que se este for o seu desejo não é preciso se preocupar! Ou seja, o Alistamento Militar Feminino não é obrigatório no Brasil, abaixo, vamos explicar todas as formas de conseguir entrar na carreira Militar.

Carreira Militar Feminina 2017
Saiba como funciona a Carreira Militar Feminina 2017.(Foto: Divulgação).

Não é porque a carreira militar feminina não se trata de uma exigência prevista na legislação em vigor no Brasil, que a sua intenção não pode ser cumprida com facilidade.

Desta maneira, é essencial pontuar que a entrada de mulheres nas Forças Armadas, ou seja, Marinha, Aeronáutica ou Exército, pode acontecer de duas formas. Você pode aderir à vida militar por meio da prestação de concursos ou mesmo de trabalho voluntário.

Como uma mulher pode se alistar nas Forças Armadas?

A primeira informação é que a jovem interessada necessita contar com os 18 anos completos e entender perfeitamente que a sua atuação nas forças armadas contará com um período muito bem estabelecido, ou seja, se trata de um espaço de tempo previamente determinado.

O trabalho da Mulher no Exercito é diferente dos homens. Leia o artigo e entenda como funciona. (Foto: Divulgação).

Caso a sua vontade seja ainda maior de fazer carreira militar, a melhor opção é se preparar e prestar um concurso público. A boa notícia é que nos dias de hoje a distinção entre oficias homens e mulheres não existe, já que os postos e os benefícios são praticamente iguais.

Documentação exigida

Qualquer adolescente ou jovem que esteja genuinamente motivada para efetuar o alistamento militar deve reunir uma série de documentos para dar entrada na sua solicitação perante o Exercito, a Marinha ou a Aeronáutica.

É necessário estar contando com a sua carteira de idade, certidão de nascimento ou ainda o registro oficial de casamento. Outro item de suma importância é o comprovante de residência, ou seja, uma conta encaminhada para o seu endereço atual (conta de luz, conta de água, conta de telefone, etc).

Além disso, a mulher precisa apresentar duas fotografias para documento no tamanho 3×4, mas que estejam condizentes com a sua aparência atual e sem a incidência de data.

É importante frisar duas exigências em casos especiais. Quando se refere a uma interessada naturalizada, é necessário apresentar a sua certidão de naturalização, enquanto que uma candidata de origem indígena deve se encaminhar até o posto de alistamento com o seu registro de emancipação.

Quais são as funções desempenhadas por mulheres na carreira militar?

Nos dias de hoje, as mulheres que se animam com a carreira militar possuem ótimas oportunidades de ascensão, obtendo promoção para cargos como uma tenente, sargento e até mesmo o cargo de major. Este último se trata de uma função bastante elevada e respeitada dentro do universo militar.

Isso comprova que as mulheres com força de vontade, entusiasmo e capacidade para integrar o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica podem realizar tarefas, missões e comandar com a mesma competência que os homens.

Normalmente, as mulheres que optam pelo serviço militar podem efetuar as suas atividades em unidades de ensino militar, área de saúde militar, setor de assessoria das Forças Armadas e também nos quartéis-generais espalhados por todo o Brasil.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *