Carta de Demissão: 5 modelos para você usar

Geralmente, antes de dar a sua carta de demissão ao seu empregador é adequado realizar o aviso verbal de sua saída. Esta é a oportunidade de frisar todas as razões pelas quais estão optando por encerrar o seu ciclo no local.

Carta de Demissão
5 modelos de Carta de Demissão a sua disposição

Deste modo, você deve encontrar o tom certo para explicar a sua motivação, agilizar o seu desligamento de maneira amistosa e até mesmo repassar o seu serviço para outro, combinando também o número de dias que vai atuar ou mesmo a dispensa do aviso prévio.

De acordo com a legislação, o funcionário necessita trabalhar por mais um mês levando em consideração, o dia do comunicado de sua saída, com o risco de ter que arcar com um mês do seu salário se não cumprir os termos. Caso já conte com outra ocupação em vista, é essencial acertar todos os termos.

Modelos de carta de demissão

É preciso lembrar que você deverá entregar duas cópias, mas é possível necessitar de mais uma para ser encaminhada ao sindicato.

Carta de Demissão
Aprenda a fazer uma Carta de Demissão

Na entrega do aviso ao departamento de recursos humanos, você não deve se esquecer da data e de ficar com uma via.

1 – Carta escrita a mão

Algumas vezes, a companhia pode pedir para que você escreva a sua carta a mão. Isso é realizado com objetivo de se prevenir de alguma complicação na justiça do trabalho, onde o funcionário afirme que foi forçado a assinar a carta de demissão.

Afinal, é muito mais comum forçar alguém a escrever uma carta de próprio cunho do que apenas exigir a sua assinatura em um formulário papel de desligamento.

2 – Cumprimento do aviso prévio

“Nome da empresa

Prezado Senhor,

Por questões particulares e/ou profissionais, venho avisar oficialmente, por meio deste comunicado, a minha solicitação de demissão, e consequentemente desligamento do meu posto de trabalho (cite a sua função).

Declaro que vou realizar o meu aviso prévio, de acordo com a lei, entre os dias (informe a data de começo e encerramento).

(Adicione o lugar, a data e o seu nome completo)

3 – Sem cumprimento do aviso prévio

“Nome da companhia,

Prezado senhor,

Venho, por meio deste comunico, declarar oficialmente a minha requisição de desligamento do serviço (informe a sua função) na companhia, por causa de motivos particulares e/ou profissional. Caso seja possível, gostaria de ser dispensado da necessidade de cumprimento do aviso prévio, finalizando prontamente o meu vínculo de trabalho.

(Insira o dia, o lugar e seu nome inteiro)”

4 – Modelo menos formal

“Prezado,

Por questões pessoais e/ou profissionais, devo apresentar a minha solicitação de demissão, encerrando as minhas atividades neste empreendimento. Asseguro que vou cumprir o aviso prévio (ou expressar o pedido de liberação), segundo a legislação brasileira.

(Coloque o lugar, a data e o seu nome completo).”

5 – Carta mais extensa

“Nome do empreendimento

Prezados senhores

Por meio desta carta, gostaria de apresentar o meu requerimento de demissão, me afastando da função que exerce nesta companhia desde (insira o dia de sua admissão).

Declaro que vou cumprir o aviso prévio (ou expresse a sua necessidade de liberação), em conformidade com a legislação nacional, entre os dias (data de início e encerramento).

Quero agradecer pela chance e confiança que me foi repassada pela empresa, ao longo de toda a minha trajetória aqui.

Devo também reforçar (mencione alguma campanha, ação ou evento diferenciado) onde tive a chance de aprimorar as minhas capacidades.

Reforço que a causa que me conduziu ao pedido de demissão é estritamente profissional.

(Data, Lugar, assinatura e o seu nome completo)”

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *