Carta de recomendação: Modelo para criar a sua

De maneira geral, a carta de recomendação é um documento no qual um antigo empregador comprova a competência profissional e pessoal de seu ex-colaborador e lhe recomenda para outras funções. Esse atestado também pode ser realizado pelo departamento de recursos humanos, o gerente ou o chefe imediato.

Carta de recomendação: Modelo para criar a sua
Carta de recomendação: Modelo para criar a sua

O ideal é que a indivíduo que está disposto a redigir uma carta de recomendação possa, sempre que for solicitado, confirmar tudo o que está escrito ali, uma vez que essas informações podem ser checadas por outras pessoas que estão pensando em contratar aquele profissional em questão.

Qual o conteúdo de uma carta de recomendação?

Basicamente, o conteúdo de uma carta de recomendação não é extenso e deve contar com o tempo de trabalho, o cargo, os projetos desenvolvidos, o rendimento na efetuação das tarefas, as características profissionais, os pontos fortes e o potencial do antigo colaborador.

No fim do documento, é necessário estar os dados de contato da pessoa que a redigiu: nome completo, função, email e assinatura.

Quando é necessário entregar uma carta de recomendação?

Geralmente, essa garantia só deve ser repassada quando for solicitada em um processo seletivo ou pelo seu futuro empregador. Isso acontece porque nem todos os ramos do mercado de trabalho demandam esse tipo de comprovação de qualidade.

Quando é necessário entregar uma carta de recomendação?
Quando é necessário entregar uma carta de recomendação?

A carta de recomendação é mais pedida em determinadas carreiras, quando o candidato se assume como conhecedor de um assunto. Por exemplo, a carta pode ser exigida para uma babá, um cuidador de idosos, um segurança, uma empregada domestica, entre outros.

Modelo de uma carta de recomendação

Quer saber como é o modelo de uma carta de recomendação para efetuar? Não se trata de nenhum documento complicado e você pode seguir o exemplo:

[Nome do empreendimento]

[CNPJ do empreendimento]

[Endereço do empreendimento]

A quem possa interessar:

O senhor (adicionar o nome do funcionário em questão) atuou conosco entre (data de entrada na empresa) a (data de saída da empresa), na função de (função exercida), realizando as suas tarefas de (projeto 1), (projeto 2) e (projeto 3), nas quais mostrou competência profissional e comprometimento. 

Neste tempo, foi um individuo idôneo, cumpridor das suas responsabilidades, sempre muito prestativo, com facilidade para trabalhar em equipe e com ótima comunicação.

Desta maneira, é com satisfação que (o) indicamos sendo uma boa contratação para a sua empresa. Estamos a sua disposição para mais detalhes.

[Município], [dia] de [Mês] de [ano]

 

[Espaço para assinatura]

_________________________________

[Nome completo]

[Função na empresa]

[Telefone e email para contato]

Carta pode ser adaptada a sua finalidade

É importante salientar que a carta pode ser ajustada para outras finalidades. É possível contar com uma carta de recomendação de um professor para conquistar um estágio, uma bolsa de estudos ou uma oportunidade de intercâmbio.

Até mesmo a entrada em projetos acadêmicos e escolares pode exigir a indicação de uma pessoa do meio para que o nome seja considerado. Sendo assim, o documento pode ser adaptado facilmente para atender a sua necessidade atua.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *