Como fazer Currículo Lattes CNPQ: Siga os passos

De maneira geral, muitos profissionais se sentem em dúvida no momento de elaborar um currículo lattes CNPQ. Isso acontece porque se trata de uma exigência para se inscrever em uma plataforma para pleitear um curso de especialização ou obter uma vaga dentro de seu campo de atuação.

Como fazer Currículo Lattes CNPQ
Como fazer Currículo Lattes CNPQ? Pesquisa é importante!

Vale destacar que Plataforma Lattes foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como um modo de interligar os cadastros dos trabalhadores do país a especialistas nos mais distintos segmentos.

Deste modo, a plataforma é bastante empregada para conceder auxilio financeiro e também estimular o início de novos projetos e pesquisas em todo o território nacional.

Quer aprender a elaborar seu Currículo Lattes CNPQ? Confira algumas dicas:

Dica 1

O primeiro passo é acessar a plataforma oficial.

Dica 2

Você deve dizer a sua nacionalidade, informar um contato eletrônico e elaborar uma senha. Escreva um resumo breve de seu currículo, do modo que bem entender e clique na opção próxima ao finalizar.

Dica 3

No campo adiante, você deve responder a todos os questionamentos a respeito de seus dados pessoais.

Dica 4

Na opção “contato e endereço”, você precisa selecionar entre as categorias profissional e/ou residencial. Eventualmente, se optar pela segunda opção, é preciso buscar pelo nome da universidade ou faculdade. Em seguida, clique de novo na opção “próxima”.

Dica 5

A partir daqui, você deve repassar o seu histórico acadêmico. A plataforma vai solicitar o título de sua especialização, a faculdade e/ou universidade, além da data de começo e encerramento do seu curso. Continue o processo!

Dica 6

No espaço para apontar o seu histórico profissional, você precisa cadastrar as referencias solicitadas a respeito de seu ciclo laboral, isso significa as suas experiências anteriores. Portanto, é necessário anotar o estilo de vínculo, a sua função e o tempo de serviço prestado para cada companhia.

Dica 7

Este é o momento de especificar todas às referencias a sua profissão. Comece essa fase, selecionando o seu nicho de atuação. No espaço para línguas, você deve indicar quais os idiomas que se sente a vontade para se comunicar e acrescente i seu grau de fluência. Ao encerrar todos os cadastros nesta tela, você precisa clicar na opção “próxima”.

Dica 8

Por fim, você vai alcançar o espaço destinado a revisão para a criação do seu perfil. Ao ter certeza de que tudo está correto, você precisa selecionar a aceitação nas normas de ingresso na plataforma e apertar na opção “encaminhar ao CNPQ”. Está feito! Em cerca de 24 horas, a sua ficha profissional estará disponível na plataforma.

IMPORTANTE!

 

Como fazer Currículo Lattes CNPQ: Siga os passos
Como fazer Currículo Lattes CNPQ: Siga os passos

É fundamental que você não permita que o sistema vá cumprindo todas as etapas de maneira automática e sem a sua supervisão. O correto é que você elabore todas as linhas da sua ficha na plataforma.

Por isso, é de suma importância não efetuar nenhum erro ortográfico, gramatical ou de concordância. No momento de criar o seu resumo, você precisa ser coeso e fazer sentido sem se alongar demais.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *