Cursos Presenciais do Pronatec: Onde encontrar

Fazer cursos profissionalizantes é uma ótima opção para quem busca oportunidades no mercado de trabalho, pois o diploma aumenta as chances de ter sucesso na carreira. Se você procura uma oportunidade para estudar e atualizar o currículo pode aproveitar a nova oferta de cursos presenciais do Pronatec.

Cursos Presenciais do Pronatec

Cursos Presenciais do Pronatec

Criado em 2011 pelo governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda à educação profissional, contribuindo para a formação de mão-de-obra qualificada.

Desde o seu lançamento, o programa já atendeu milhões de pessoas em todo o Brasil, e agora está de volta com uma nova edição, contando com dezenas de cursos gratuitos, também chamada de Oferta Voluntária, que atende aos adolescentes, jovens e adultos interessados em aprender uma nova profissão.

Tipos de cursos

Para essa nova oferta do Pronatec, uma das modalidades de estudos é a dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que tem vagas para diversos perfis de candidatos, desde aqueles que não concluíram o nível fundamental aos que possuem o diploma do ensino médio.

Os cursos FIC do Pronatec são de duração mais curta (entre três e cinco meses) e abrangem várias áreas do conhecimento. A oferta varia conforme a demanda local, podendo ser encontradas qualificações para Almoxarife, Vendedor, Operador de Caixa, Assistente Administrativo e Assistente de Logística, entre muitas outras.

Também há vagas disponíveis para cursos técnicos gratuitos, modalidade destinada aos cidadãos com ensino médio completo ou em curso. Nesse caso, a carga horária é bem maior, e geralmente as aulas duram de um a dois anos, conforme a área de formação.

Cursos técnicos do Pronatec abrangem opções nos segmentos de:

  • Saúde,
  • Segurança,
  • Meio Ambiente,
  • Gestão e Negócios,
  • Design,
  • Produção Industrial,
  • Informática e Mecânica, entre outros, trazendo diversas alternativas para você se qualificar.

Como pesquisar as vagas

Uma das melhores maneiras de encontrar os cursos presenciais do Pronatec é pesquisando no site do programa, http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. Ao entrar na página, escolha o tipo de qualificação desejada (FIC ou Técnico) e a modalidade (Educação Presencial).

Em seguida, defina o turno, o estado e o município onde deseja estudar, e marque também a escolaridade e a unidade de ensino. Clique em “Pesquisar” para fazer a busca e visualizar o resultado com as informações sobre os cursos abertos.

Você também deve ficar atento à divulgação de vagas no site do Pronatec, pelas instituições de ensino, Secretarias de Educação e mídia em geral.

Inscrições

As inscrições para cursos Pronatec podem ser feitas por meio do site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. Posteriormente, os inscritos devem ir à instituição escolhida para finalizar a matrícula, seguindo as instruções enviadas por e-mail ao fim do cadastro.

Vale lembrar que o cadastro pode ser feito até o dia 18 de agosto, nessa etapa do programa. Novos períodos de inscrição para o Pronatec Oferta Voluntária serão abertos no próximo mês de outubro e também em fevereiro de 2018.

Para ingressar nos cursos Pronatec grátis é preciso ter idade mínima de 15 anos e cumprir os requisitos referentes à escolaridade, que variam conforme a qualificação.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *