Epigrafe para TCC: Qual a melhor forma de fazer?

Você está na fase final de seu curso superior e começando a pensar em um tema bacana para o seu trabalho de conclusão de curso (TCC)? O TCC faz parte da jornada de um estudante e precisa ser superado, como todas as demais etapas. Mas, existem algumas particularidades no TCC que podem tirar o sono de qualquer aluno.

Epigrafe para TCC
Conheça e entenda como funciona a Epigrafe para TCC.

Por exemplo, você tem ideia do que se trata o epigrafe? Basicamente, o epigrafe é uma parte do seu projeto em que se pode adicionar uma citação, uma frase ou mesmo um trecho de um texto que, de certa forma, contribuiu para a elaboração da sua pesquisa.

Vale lembrar que essa parte não carece ter nenhum vinculo com o assunto aborda e tampouco com o segmento em que se desenrola o trabalho do autor. A única finalidade é que esse texto tenha feito parte de alguma obra.

Entenda o conceito de Epigrafe para TCC

A relevância de um epigrafe existe porque você acaba tendo que descobrir alguma motivação, algum norte ou qualquer fator que pode servir de ponto de parte para a criação do assunto estudado.

Algumas vezes, essa pequena frase pode conceder o gatilho para que toda a sua linha de raciocínio seja alinhada e há a vontade de repassar essa motivação também para o seu orientador, os avaliadores e até outras pessoas que possam vir a se interessar pela sua pesquisa universitária.

Por causa disto é necessário contar com uma página para inserir alguma passagem literária que tenha lhe ajudado durante todo o processo criativo.

Geralmente, o epigrafe acaba pode ser colocado antes de páginas fundamentais para o desenvolvimento do seu projeto.

É importante ressaltar que se você tiver o desejo de adicionar mais de um epigrafe, só é preciso se atentar para a formatação para não ter nenhuma complicação ou decréscimo de sua nota.

Confira a forma ideal de formatar um epigrafe no seu TCC

O epigrafe, mesmo que tenha vindo de capítulos ou separações diferentes do seu projeto, necessita contar com um padrão que esteja de acordo com as normas da ABNT.

Deste modo, a mensagem precisa se localizar sempre na parte final da página e não precisa possuir um título, bem como “Introdução, Considerações Finais, Sumário ou qualquer nome de capítulo”.

frases de Epigrafe para TCC

Basta somente inserir o tema da sua inspiração. Caso tenha algumas dúvidas, você pode conferir algumas dicas para ajustar o seu epigrafe:

1 – Fonte

Você necessita utilizar o mesmo estilo de fonte das demais páginas da sua pesquisa. Por isso, você pode escolher a fonte Arial, empregando o tamanho 10, ou ainda a fonte Times New Roman, adotando o tamanho 12 para a sua mensagem.

2 – Alinhamento

O seu epigrafe precisa contar com um alinhamento justificado, tendo ainda 7,5 cm de afastando do canto esquerdo da sua margem.

3 – Espaçamento

Além disso, o espaçamento entre as linhas não guarda nenhum mistério e se mantém em um centímetro e meio.

4 – Autor da mensagem

Por fim, o nome do autor e a sua respectiva mensagem devem aparecer em itálico, sempre mantendo o nome rente a margem direta.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *