Fichamento para TCC: Como fazer no seu projeto?

O trabalho de conclusão de curso (TCC) faz parte da trajetória de qualquer jovem que está finalizando o seu curso de graduação. Por isso, é essencial conhecer toda a estrutura para que o seu projeto possa ser realizado de forma pratica, eficiente e sem ultrapassador o prazo de entrega determinado pelo seu orientador ou faculdade.

Fichamento para TCC

Uma destas etapas se refere ao fichamento, que sempre deve respeitar as determinações da ABNT. De maneira geral, o fichamento é indicado para fazer com que todas as suas ideias fiquem muito bem ordenadas dentro do seu material de pesquisa.

Fichamento para TCC

Esse conteúdo atua como um tipo de resumo, que representará um enorme auxílio no momento de desenvolver o seu projeto ou qualquer outro trabalho durante a sua faculdade.

Deste modo, o fichamento se trata dos elementos essenciais de um livro, artigo ou qualquer outra obra que sirva para fundamentação da sua pesquisa. Sendo assim, o leitor realiza uma breve explanação por meio da elaboração de fichas de leitura, que valorizam consideravelmente o andamento dos seus trabalhos.

Como realizar o fichamento para o seu projeto final?

Ao longo de todo o tempo passado na faculdade, os alunos ouvem o termo “fichamento”, mas nem todo mundo sabe exatamente como elaborar um de forma efetiva. Contudo, no último ano, fichar o conteúdo pesquisado é determinante para poder montar a sua pesquisa mais com celeridade e sem ficar preso nas mesmas leituras.

Portanto, o objetivo de um fichamento é ordenar todos os títulos escolhidos, identificar o seu material de apoio, avaliar toda a estrutura do seu TCC e poder elencar as citações mais apropriadas para obter a nota ideal para a sua aprovação.

Dicas para simplificar a montagem do fichamento do seu projeto final

Separamos algumas dicas valiosas para informar sobre a maneira correta e simples de fazer o Fichamento para TCC

1 – Marque as partes mais relevantes

Ao folhear um livro, você deve grifar as partes mais relevantes como uma caneta para não se perder no meio de outras citações. É importante que você seja bastante seletivo para reunir os conceitos mais próximos à sua pesquisa e que possam embasar todos os seus argumentos ou experimentos.

2 – Priorize os conteúdos

Desta maneira, você deve prestar muita atenção em cada citação direta ou indireta para que a sua referencia consiga repassar bastante profundidade, principalmente, no momento de fazer a apresentação aos seus avaliadores.

Por isso, você deve digitar a citação, sem se esquecer de anotar o número da folha, o nome do autor, o ano e todos os detalhes para colocar nas suas referencias.

3 – Monte a formatação adequada

O fichamento é considerado um breve resumo organizado, sendo assim, você deve manter uma formatação seguindo todos os parâmetros da ABNT. O material precisa possuir o cabeçalho, todos os dados de bibliografia e também o desenrolar do tema escolhido.

Além disso, você precisa elencar a forma de fichamento que se enquadra perfeitamente no seu projeto: bibliográfico (um apanhado breve dos conceitos centrais da obra a partir da sua interpretação), conteúdo (uma síntese do artigo) e o de citações (uma reprodução das ideias do autor).

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *