Matrícula Fácil RJ: Como planejar e conseguir uma vaga

O estudo é essencial para qualquer pessoa que deseja aumentar o nível de cultura e se destacar em alguma carreira em um futuro a curto ou médio prazo. Por isso, o Matricula Fácil RJ se trata de uma oportunidade para pessoas, jovens ou adultas, que tenham a vontade de regressar aos estudos.

Matrícula Fácil RJ

Porém, o programa possui uma particularidade: a plataforma virtual para assegurar a sua matrícula nas unidades de ensino estaduais para o nível médio ou fundamental em todo o estado do Rio de Janeiro.

Muito mais ampla do que uma iniciativa voltada apenas a alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui a meta de ajustar os estudantes para lidar apropriada com as solicitações básicas dos empregadores, uma vez que a boa parte dos empreendimentos necessita contar com mão de obra capacitada e exige, ao menos, o diploma de conclusão do ensino médio.

Conheça todo o sistema do Matrícula Fácil RJ

Basicamente, o Matrícula Fácil RJ é um programa desenvolvimento pelo governo, visando estimular a população que sente a necessidade de ampliar o seu nível de estudo de maneira totalmente gratuita nos colégios do estado.

Por meio de um sistema virtual, a população conta com informações sobre a quantidade de ofertas abertas para a EJA e quais são os colégios que fazem parte desta iniciativa em cada cidade do Rio de Janeiro.

Sendo assim, as pessoas que estão a fim de voltar para a sala de aula tem a oportunidade de efetuar a sua pré-matrícula sem sair de casa e com a facilidade de alguns cliques no site oficial.

Como é feito o cadastro no programa Matrícula Fácil RJ?

Vale frisar que o cadastro no programa Matrícula Fácil RJ para o nível fundamental exige que o cidadão tenha mais de 15 anos, enquanto que o interessado em cursar o 1º, 2º ou 3º do nível médio precisa ter mais de 18 anos.

A iniciativa está disponível tanto para estudantes do sistema público quanto para antigos alunos de colégios particulares, não havendo qualquer limite de tempo para o seu afastamento das salas de aula. Todos os indivíduos interessados em aprender são bem-vindos.

Deste modo, o aluno pode conseguir uma vaga em uma unidade letiva de sua preferência, encontrando uma opção em qualquer cidade que seja próxima da sua residência, local de trabalho ou qualquer outro fator que facilite a sua ida ao local.

Atenção!

Logo após finalizar o processo de matricula, o estudante fica impossibilitado de trocar o lugar para freqüentar as aulas. Caso tenha algum problema, ele pode ser resolvido pelo telefone (21 2380 9160) da Central do Programa. O individuo só precisa pedir a suspensão da sua matrícula, a fim de estar liberado para realizar outra matrícula pela rede mundial de computadores.

No entanto, essa reserva online só tem a finalidade de salvar uma vaga na escola pretendida. Isso significa que o estudante precisa se deslocar até o endereço dentro do período definido com todos os documentos exigidos para terminar o seu processo de matrícula.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *