Mestrado a Distância: Saiba quem oferece e como participar

No país, o mestrado a distância (EaD) já é uma realidade e tem aumentado o número de adeptos a cada ano. Essa especialização, mesmo que não exija a participação do estudante em sala de aula, tem os mesmos conceitos de um curso presencial: leva cerca de 4 semestres e fornece um título essencial para quem tem o interesse no ambiente de ensino ou apenas a vontade de aprimorar o seu conhecimento tanto pratico quanto teórico.

Mestrado a Distânci
Descubra onde fazer Mestrado a Distânci

Vale a pena destacar que existem duas modalidades de mestrados a distancia no território nacional. Basicamente, você pode efetuar o mestrado profissional que é voltado para o aprimoramento dentro do seu campo de atuação, visando a ampliação da sua fonte de conhecimento.

Já o mestrado com cunho acadêmico é destinado para as pessoas que tem o objetivo de se tornar professores ou pesquisadores em centros universitários, tecnológicos ou faculdades. A meta é fazer com que esse sujeito amplie a sua bagagem cientifica e tenha a capacidade para dar aulas ou comandar projetos variados.

Como se matricular em um curso de mestrado a Distância no Brasil?

De maneira geral, o curso é bastante semelhante a uma especialização na modalidade presencial. No começo das aulas, o aluno preenche os seus dados em um espaço virtual e pode acessar materiais no formato de texto, vídeos, afazeres, fóruns de debate e outros meios de comunicação com monitores, colegas de curso e orientadores.

No entanto, a sua aceitação precisa respeitar alguns quesitos. Você deve contar com uma graduação e ser aprovado em algumas etapas, que abrangem: a avaliação do seu histórico, a criação de uma pesquisa breve, um exame por escrito com assuntos referentes ao segmento escolhido, conversa com os seus professores e até mesmo um exame de idioma estrangeiro.

Como saber a qualidade do curso de mestrado a distância escolhido?

A entidade que fiscaliza a qualidade dos cursos é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Conforme os números do Governo Federal, o país tem cerca de 110 mil alunos em mestrados acadêmicos e mais de 20 mil realizando mestrados profissionais.

Portanto, você sempre deve verificar se o curso escolhido tem o aval do Capes e também a liberação para estar em funcionamento em algum ponto do Brasil. Isso é essencial para que a sua formação seja aceita dentro da sua área de trabalho e também no universo acadêmico.

Onde encontrar opções de qualidade para fazer o mestrado a distância no país?

Qualquer pessoa pode se sentir atraída com a oferta de título de mestre e poder realizar o seu aprimoramento conforme o seu ritmo de vida. Uma ótima opção é a Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma das maiores instituições do território nacional.

Mestrado a Distância
Saiba como se inscrever em um

Essa iniciativa está presente em quase todos os estados do Brasil através de parcerias com outras faculdades ou universidades para democratizar o acesso ao conhecimento.

Contudo, você pode achar outras dezenas de ofertas de mestrados espalhadas pelo país. Qualquer dúvida a respeito excelência do curso pretendido, basta conferir o sistema do Capes online.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *