Nota de Rodapé TCC: Ideias para você fazer

O trabalho de conclusão de curso (TCC) faz parte da rotina de qualquer estudante que deseja concluir o ensino universitário e se formar oficialmente. No entanto, não pense que o TCC é um verdadeiro monstro, contando com tempo, organização e informação, você consegue dar conta de tudo dentro do prazo e ainda usando as famosas notas de rodapé.

Nota de Rodapé TCC

Caso você não esteja fazendo uso deste mecanismo, este pode ser o momento de reavaliar a produção do seu projeto. De fato, as notas de rodapé podem ser bem relevantes, agregar valor e organização a sua produção e não exigem esforço dentro da formatação da ABNT.

Afinal, este é um elemento bastante eficiente no momento de desenvolver teses, TCC e artigo, sendo utilizada para fazer menção a uma fonte ou autor de uma informação relevante. Desta maneira, você tem a capacidade de gerar mais credibilidade a sua pesquisa.

Entenda a forma adequada de usar a nota de rodapé no TCC

Basicamente, o objetivo de uma nota de rodapé é efetuar algumas considerações e mostrar determinados dados com detalhes, algo que pode não ser fácil no seu projeto.

Por isso, as notas acabam por reunir números, fatos e opiniões a sua monografia, sem realmente provocar uma interrupção na leitura ou mesmo na composição de um capítulo. Por isso, quando você utilizar este recurso no seu projeto, é preciso:

Utilização pontual

A nota de rodapé é um recurso que deve ser utilizado em pouquíssimas circunstâncias. Por isso, não deixe o seu trabalho acadêmico tomado destes elementos. Geralmente, as citações tanto diretas quantos indiretas podem ser exploradas com mais intensidade.

Formatação

Você deve inserir a nota obrigatoriamente no fim das páginas, com presença de numeração seguida e sempre identificada com numerais arábicos. Vale lembrar que a sua nota de rodapé deve contar sempre com relação direta com o seu texto.

Entenda as exigências de formatação da ABNT para as notas de rodapé

O padrão da ABTN deve ser seguido no momento de colocar todo o seu projeto nas normas, antes de fazer a entrega oficial ao orientador, professores ou avaliadores da banca. Por isso, é essencial prestar atenção em todas as exigências da ABNT.

Basicamente, a ABNT determina que todas as notas de rodapé sejam adicionadas no canto inferior da folha, possuindo linkagem ao ponto especifico do seu texto.

1 – Separação

A nota de rodapé deve ser separada por um traço continuo de 3 centímetros.

2 – Espaçamento

O espaçamento para este recurso da sua pesquisa cientifica não exige nada demais, apenas um espaçamento simples no seu texto.

3 – Fonte inferior

Algumas partes do seu texto tendem a ficar com fontes menores. Isso acontece também na sua nota de rodapé. Por isso, as letras são usadas, normalmente, com uma fonte de tamanho 10 para facilitar a sua distinção do restante da sua pesquisa.

3 – Alinhamento

Por fim, a sua nota deve contar com um alinhamento em função da primeira palavra e sem nenhum espaço. Qualquer dúvida, você sempre pode acessar o site da ABNT.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *