Novo Modelo de CPF: Como vai ser?

Desde janeiro DE 2017, a Receita Federal está disponibilizando uma atualização para o novo modelo de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) sem nenhuma taxa. O novo serviço pode ser acessado a qualquer momento do dia e da noite, inclusive nos finais de semana e nos feriados.

Essa ferramenta pode ser usada pelos brasileiros e por estrangeiros que moram no Brasil, sem nenhum limite de idade. De acordo com informações da Receita Federal, aproximadamente 190 milhões de pessoas podem se beneficiar deste serviço.

Novo Modelo de CPF: Como vai ser?
Novo Modelo de CPF: Como vai ser?

É possível atualizar qualquer informação do cadastro do seu CPF, como, por exemplo, o seu nome completo, o seu endereço, o seu telefone. Tudo isso preenchendo somente um formulário digital.

Mas, e as pessoas que não se sentem a vontade com esse novo modelo de CPF virtual? É possível fazer essas modificações nos locais de atendimento do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e até mesmo dos Correios. No entanto, o cidadão terá de arcar com um pagamento de R$ 7.

Novo modelo de CPF com QR Code

A Receita Federal também está oferecendo modelos com algumas alterações na situação cadastral com inúmeros benefícios para a população brasileira.

1 – Simplificação de verificação da autenticidade do comprovante

Anteriormente, a Receita Federal contava com serviço de Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no seu site na rede mundial de computadores.

Novo modelo de CPF com QR Code
Novo modelo de CPF com QR Code

No entanto, esta era uma ferramenta pouco usada porque exigia inúmeros documentos para a validação, sendo que os contribuintes estão cada vez mais fazendo todas as suas funções pela internet nos seus celulares e tablets.

Com a adição do QR Code, a verificação da identidade do cidadão em questão será bem mais rápida, fácil e vai assegurar sigilo para quem está efetuando a pesquisa online.

2 – Melhoria no ambiente de negócios

Nas agencias bancarias, nas empresas públicas ou privas, a confirmação de autenticidade de um CPF é essencial. Mas, a quantidade de operações diárias, muitas vezes, incapacitava essa operação.

Com o novo modelo de CPF, a dinâmica se torna muito mais simples e pode ser feita em todos os contextos negociais em que o documento precisa ser apresentado.

3 – Redução do risco de fraude

Vale destacar que as informações dos comprovantes CPF com o QR Code serão validadas em tempo real com os dados relacionados com as fontes de informações da Receita Federal. Essa ação tende a reduzir consideravelmente a possibilidade de fraude ou problemas na situação.

Documentos não renovados não são mais válidos?

De acordo com comunicado emitido pela Receita Federal, todos os cartões CPF’s, bem como os comprovantes deste cartão que foram feitos a partir da legislação em vigor em todo o território nacional antes da colocação em pratica das novas medidas, seguem válidos e podem ser usados pelos seus respectivos donos sem nenhuma limitação.

Isso significa que você não terá nenhum problema se usar o seu documento, mas pode aproveitar todas as vantagens e agilizar o seu cotidiano com a adoção do novo modelo de CPF.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *