Programa de Gratuidade SENAC: Como funciona e como participar

O Programa de Gratuidade SENAC (PSG) se trata de uma maneira de oferecer a formação acadêmica de alto nível para as pessoas que tenham a intenção de conseguir uma chance no mercado de trabalho nos mais variados nichos.

Nos dias de hoje, existem inúmeras possibilidades de cursos para cidadãos das classes menos favorecidas economicamente e que contam com uma fonte de renda por mês que não ultrapasse os dois salários mínimos.

Programa de Gratuidade SENAC
Conheça o Programa de Gratuidade SENAC

Criado a partir de um convênio entre o Senac e o Governo Federal, oficializado pelo Decreto 6633 há mais de 9 anos, o Programa de Gratuidade tem o objetivo de garantir o acesso a qualificação profissional para que milhares de brasileiros tenham condições de batalhar por melhores condições de vida através de afirmação em algum segmento da economia.

Como você pode se candidatar ao Programa de Gratuidade SENAC?

O Programa de Gratuidade SENAC pode ser encontrado em qualquer estado do Brasil e as informações são repassadas nos mais diferentes veículos de comunicação ou mesmo no site oficial da instituição. Portanto, você só precisa acessar a plataforma para verificar o curso disponível, os prazos para inscrição e as vagas abertas.

Posteriormente, você precisa ter certeza de que o rendimento mensal de sua família se encaixa no padrão estabelecido. Você deve somar todas as remunerações das pessoas e dividir esse valor pelo número de moradores da sua residência.

Caso o resultado encontrado não ultrapassar a marca de dois salários mínimos, você pode dar continuidade a sua busca por um curso gratuito com o preenchimento do cadastro no site oficial.

Você precisa ter em mãos o documento de identidade, a certidão de nascimento ou a sua certificação de casamento e o CPF, sendo todos os documentos originais e também com cópias. Além disso, você vai precisar da documentação de escolaridade exigida para iniciar a formação pretendida.

Seleção para o Programa de Gratuidade SENAC

De fato, há um processo seletivo que obedece as leis de educação profissional em vigor no território nacional. Neste caso, você precisa estar entre os primeiros colocados no Índice PSG, além de apresentar todos os documentos exigidos no prazo estabelecido e na unidade certa.

Basicamente, o índice PSG se refere a uma maneira de acumulo de pontos para descobrir qual cidadão deve contar com prioridade no preenchimento das vagas. Esse cálculo se baseia na renda familiar, existência ou não de alguma necessidade especial, escolaridade, situação de trabalho no momento, importância para o sustento familiar, o tamanho de sua família e se já participou de alguma formação profissional gratuita.

Programa de Gratuidade SENAC
Descubra como se inscrever no Programa de Gratuidade SENAC

No fim das contas, cada requisito possui um peso diferenciado e o jovem se garante nas primeiras posições ao contar com um Índice pequeno. É importante frisar que esta espécie de ranking é produzida através das informações oferecidas pelos próprios interessados durante o processo de matrícula online ou nos centros de ensino presenciais.

Por isso, é essencial que você responda todas as questões com muita atenção e com precisão, uma vez que deverá comprovar a veracidade dos fatos no ato da matrícula.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *