Regras da Abnt para TCC: Saiba o passo a passo completo

A dor de cabeça de qualquer estudante de ensino superior se refere ao momento de realizar o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) segundo as normas da ABNT.

Regras da Abnt para TCC
Descubra todas as Regras da Abnt para TCC

Basicamente, essas medidas são relevantes para que o projeto possa ser efetuado de forma padrão e rapidamente identificado pelos seus avaliadores e outras pessoas que possam usá-lo como referencia no futuro.

Por isso, a ABNT tem o hábito de alterar as suas normas e promover uma atualização freqüente. De maneira geral, essas modificações realizadas são mínimas anualmente, só que é vital que o universitário entende quais são e de que modo essas variações podem impactar o seu projeto.

Como deixar isso mais simples? Simplesmente, com organização e sem querer fazer tudo na última hora!

Entenda a organização do seu projeto a partir das Regras da Abnt para TCC

Capa

Simplesmente, você vai apresentar o seu nome, o nome de sua faculdade, o título da sua obra, o local e o ano.

Folha de rosto

Esta página serve para validar todas as informações contidas na capa, além de adicionar o objetivo da sua pesquisa e identificar o seu orientador.

Agradecimentos

Este é um espaço opcional, ou seja, cabe a você resolve pela sua inclusão ou não. Você pode aproveitar para mencionar pessoas importantes para a realização do seu curso superior.

Resumo

De forma breve, você vai apresentar a temática da sua pesquisa com até 250 palavras.

Índice

Esta página vai servir de orientação para qualquer pessoa que analise ou use seu material como consulta, uma vez que conta com nome dos capítulos e os números das páginas.

Introdução

Aqui, você vai explanar sobre tudo que será abordado no seu projeto e também falará brevemente sobre a estrutura de cada capítulo.

Conteúdo

É a sua pesquisa propriamente dita.

Considerações finais

Este é o ponto em que você faz um balanço das descobertas ao longo da preparação e finalização de sua pesquisa.

Estilo de formação de acordo com Regras da Abnt para TCC

Números das folhas

Os números das folhas devem ser colocados a partir da folha de rosto, porém devem surgir somente na introdução. Os números precisam ser posicionados no lado direito no canto de cima, a 2 centímetros da borda.

Margens

Ambos os lados, na parte de cima das páginas, devem possuir cerca de 3 centímetros de borda, enquanto que a parte debaixo do lado direito precisa apresentar um centímetro a menos.

Títulos de capítulos

Títulos dos capítulos precisam ser feitos no tamanho 12, preferencialmente com Arial ou Times New Roman.

Conteúdo de acordo com Regras da Abnt para TCC

O conteúdo do seu projeto necessita ser digitado também no tamanho 12, lembrando de adicionar um espaço de 1,5 cm entre os parágrafos.

Notas de rodapé

Caso você esteja usando estas notas, basta adicionar com tamanho 12 e com espaçamento simples.

Referências segundo as Regras da Abnt para TCC

Você precisar digitar o sobrenome do escritor usado em maiúsculo, seguido pelo primeiro nome, o título da obra negritado, a edição, o local e o ano de lançamento.

Citações

A citação direta possui o sobrenome do escritor em letra maiúscula, o período de lançamento e a página do trecho usado, sempre entre parênteses. Caso seja uma citação pequena e não passe de três linhas deve ser feita no decorrer do texto com aspas. Quando é superior as três linhas, a citação precisa ser destacada com um recuo de 4 centímetros e tamanho de letra 10.

Regras da Abnt para TCC
Regras da Abnt para TCC: passo a passo completo!

A citação indireta é colocada no meio do texto, mas precisa mencionar o sobrenome do escritor da obra e o ano da obra.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *