UAB Educação a Distância é boa? Como que funciona?

A Universidade Aberta do Brasil UAB Educação a Distância é um sistema de universidades públicas que disponibilizam cursos de nível superar para pessoas que contam com dificuldade para conquistar o diploma.

Vale destacar que este modelo foi definido pelo decreto 5800, no dia 8 de junho de 2008, visando o “desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”.

Basicamente, a UAB Educação a Distancia promove a modalidade de educação não tradicional nas faculdades públicas, além de dar suporte a pesquisas em formas inovadoras de ensino com uso de tecnologia da informação.

Como funciona a UAB Educação a Distância?
Como funciona a UAB Educação a Distância?

A ideia é incentivar a união entre os governos e as unidades de ensino através de polos com atendimento presencial em locais definidos estrategicamente. Desta maneira, o sistema gera a articulação, a efetivação e a execução de iniciativas que oportunizam a fixação de cursos de graduação, tecnólogo e pós-graduação sem nenhum custo para os alunos em todo o território nacional.

Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em lugares distantes e isolados do Brasil, se incentiva o desenvolvimento de regiões com baixo IDH e IDEB, estatísticas que medem a qualidade de vida e trabalho dos cidadãos em todo o país.

Como funciona a UAB Educação a Distância?

O Sistema UAB Educação a Distancia atua como uma forma de articulação entre as unidades de ensino e os governos municipais e estaduais, a fim de atender as necessidades de cada região.

Essa combinação define qual faculdade será responsável por oferecer certo curso em uma cidade através de polos de suporte presencial. A partir desta intermediação, a UAB Educação a Distancia garante a realização de ações para o andamento dos cursos com qualidade.

Vale destacar que a Universidade Aberta do Brasil tem a missão de servir como um instrumento para a democratização ao acesso ao ensino superior e a capacitando dos professores nas mais variadas materiais, fazendo com que a escola no interior do Brasil tenha um salto de qualidade.

Sendo assim, é possível reduzir a concentração de oferta de cursos de graduação nas capitais e nos grandes centros urbanos, impedindo o fluxo de pessoas com objetivo de se graduar nas cidades maiores e esvaziando as regiões afastadas.

Importância da tecnologia para a UAB Educação a Distância

É importante salientar que a tecnologia desempenha um papel fundamental na UAB Educação a Distância, já que os alunos conseguem utilizar espaços acadêmicos para a entrega de trabalhos e relatórios e também tem as vídeos-aulas a sua disposição.

Importância da tecnologia para a UAB Educação a Distância
Importância da tecnologia para a UAB Educação a Distância

Esse procedimento está de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, que tem a missão de fiscalizar todos os cursos e zelar pela qualidade do ensino a distancia no Brasil. Afinal, a competência do estudante que se forma em uma unidade a distancia deve igual aquele que se graduou em uma universidade com aulas diárias e presenciais.

Quer conhecer todos os cursos da UAB Educação a Distância e quais estão perto de sua residência? Basta clicar aqui.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *