10 lugares para estudar para o ENEM

Estudar para o Enem é essencial para quem deseja ter um ótimo resultado nas provas e vai usar a nota para ingressar no ensino superior, principalmente em universidades públicas e gratuitas. Para tanto, você pode estudar sozinho ou contar com a ajuda de sites e ferramentas disponíveis na internet e em outros meios, muitas delas oferecidas gratuitamente.

estudar para o ENEM
10 lugares para estudar para o ENEM (Foto: Pexels)

Cada vez mais valorizado, o Exame Nacional do Ensino Médio tem funcionado, ultimamente, como uma espécie de vestibular para as faculdades gratuitas. Mas além disso, os participantes podem usar as notas para concorrer às bolsas de estudo do ProUni, solicitar o financiamento estudantil (Fies) e muito mais.

Se você quer aumentar as chances de ir bem no exame, não deixe de conhecer os 10 lugares para estudar para o Enem, sobre os quais vamos comentar a seguir.

1- Site do INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o responsável pela organização do exame. E muita gente não sabe que a instituição disponibiliza material de estudo gratuito para o Enem, em seu site.

Basta acessar a página http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo e conferir as apostilas, que podem ser baixadas para você estudar mesmo quando estiver offline.

2- Programa Hora do Enem

Já pensou em estudar para o Enem assistindo TV? É isso mesmo, há um programa exibido pela TV Escola que trata exclusivamente do assunto, indo ao ar diariamente, às 7h, 13h e 18h, com maratona nos finais de semana.

Para assistir ao Programa Hora do Enem é só sintonizar na TV Escola, canal disponível na TV Digital gratuita, antenas parabólicas e operadoras de TV por assinatura. E você também pode conferir os conteúdos na página do programa.

3- FGV Ensino Médio Digital

A plataforma online de estudos da Fundação Getúlio Vargas possui material gratuito e exclusivo para quem vai fazer o Enem, incluindo inúmeras videoaulas, correção de questões, etc. Acesse http://ensinomediodigital.fgv.br/home e confira!

materiais de estudo gratuitos para Enem
No YouTube há inúmeras aulas gratuitas com conteúdos do Enem (Foto: Pexels)

4- Aulas no YouTube

O maior site de vídeos do mundo é também uma ótima fonte de materiais para estudar para o Enem de graça. Basta acessar https://www.youtube.com/ e pesquisar pelas aulas online desejadas.

5- Cursos iPED

Procurando cursinho online grátis para Enem? Não deixe de conhecer o preparatório ministrado pelo site Cursos iPED, famoso por oferecer dezenas de cursos a distância gratuitos.

6- Cursinhos online

Há ainda muitas outras opções de cursinhos preparatórios online para Enem, inclusive alguns com aulas gratuitas. Vale citar alternativas como o Kuadro, Aprova Concursos e Descomplica.

7- Biologia Total

Precisando reforçar os estudos em Biologia? Conheça o site Biologia Total, do professor Paulo Jubilut, onde é possível encontrar muitos materiais que irão ajudar na sua preparação.

Enem 2018
Aproveite as ferramentas online para se preparar bem para as provas (Foto: Pexels)

8- Física Interativa

Já quem tem dificuldades em Física, matéria importante para os cursos de Engenharia, entre outras áreas, deve conferir as aulas EAD e demais conteúdos disponíveis no site Física Interativa.

9- Stoodi

Nessa plataforma você encontra videoaulas, monitorias ao vivo, simulados, resumos, correção de provas e muito mais. Conheça o preparatório EAD acessando o site https://www.stoodi.com.br/.

10- Cursinhos preparatórios presenciais

Finalizando a lista de 10 lugares para estudar para o ENEM, não podemos deixar de mencionar os tradicionais preparatórios com aulas presenciais, que costumam disponibilizar cursos intensivos e extensivos, atendendo diferentes perfis.

Procure as instituições que oferecem esse tipo de curso na sua cidade e veja aquela que melhor se enquadra em suas preferências.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *