Apud Abnt: O que é, como usar no TCC?

Nos dias de hoje, quem está fazendo um curso superior lida com a necessidade de realizar inúmeros trabalhos e projetos dentro das normas da ABNT ao longo dos semestres. Com citações e padrões extremamente rígidos, inúmeros estudantes ficam com dúvidas pertinentes. Uma das principais é como fazer Apud Abnt.

Aprenda a fazer Apud ABNT
Aprenda a fazer Apud ABNT

Aprenda a fazer Apud ABNT

A primeira coisa que você deve saber é que apud significa “citado por”, assim, se algum professor lhe indicar esse mecanismo no decorrer de algum artigo, você já sabe que se trata de uma simples citação.

Contudo, a questão diferencial do que Apud Abnt é que esta é uma citação de um artigo ou pesquisa que você não leu, só que foi utilizado por um outro autor. E esta sim foi a obra que você teve acesso e achou interessante adicionar ao seu trabalho.

Ficou difícil de entender? Considere o seguinte exemplo, você está usando um material como base o artigo do autor A para o seu texto. No artigo, o autor A faz menção ao escritor B. Isso é uma citação de citação e, caso você tenha vontade em adicionar ao seu próprio material, é preciso fazer uso do Apud ABNT.

Não parece mais tão complicado, não é? Muitos estudantes se recusam a aproveitar esse artifício por acreditar que não saberão como colocá-lo da maneira correta. Mas, sempre que você quiser realizar uma citação de citação, só é necessário adicionar o apud no começo ou no fim da frase, apontando a pessoa responsável por aquele trecho.

Exemplo de como usar Apud ABNT

Mas, você pode se deparar com uma dificuldade técnica, uma vez que quando se deseja indicar dois autores no Word, a citação tende a ficar neste formato: (SOUZA e OLIVEIRA, 2017). Entretanto, esse estilo está incorreto e foge do padrão desejado porque a letra E é substituída por Apud.

Exemplo de como usar Apud ABNT
Exemplo de como usar Apud ABNT

E, algumas vezes, o seu editor de texto pode complicar ainda mais o seu trabalho. Vamos simplificar?

1 – Guia no item Arquivo

2 – Aperte em Opções

3 – Aperte em Personalizar Faixa de Opções.

4 – Em seguida, você deve configurar a Faixa de Opções e os Guias Principais.

Pronto, você deu conta da primeira etapa. Vamos continuar?

5 – Clique na guia chamada Desenvolver

6 – Aperte sobre a citação para que o trecho fique selecionado

7 – No espaço “Controle”, você deve apertar no item “Modo de Design”

8 – Agora, a sua citação pode ser editada da maneira que bem entender.

9 – Substitua a vogal e por apud para deixar tudo dentro das normas da ABNT.

10 – Por fim, clique novamente no Modo Design.

Agora, sim! Você deixou o Apud ABNT definidamente configurado e sem nenhuma configuração automática até o fim do seu trabalho.

Organização para finalizar seu trabalho ou pesquisa nas normas

De fato, a utilização do recurso Apud ABNT é ligeiramente complexa em uma monografia ou em um artigo acadêmico. Por isso, o ideal é que o estudante faça tudo com calma, desenvolva o seu conteúdo e, posteriormente, coloque tudo de acordo com as normas com muita atenção.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *