Como fazer uma redação com o tema Livre?

Nos dias de hoje, a habilidade de escrever corretamente é exigida não apenas no colégio ou na faculdade para dar conta de trabalhos e pesquisa. Na verdade, o texto de qualidade pode ser essencial para todos os aspectos de sua vida: preencher um currículo, realizar uma redação no vestibular ou concursos público, enviar um email no trabalho e outros afazeres. Mas, você sabe como fazer uma redação com tema livre?

Como fazer uma redação com o tema Livre?
Como fazer uma redação com o tema Livre?

Basicamente, você pode se sentir bastante confiante ao ter uma folha em branco para escrever do que bem entender. Mas, do que mesmo você vai falar? Sem qualquer limitação, você corre o risco de se perder nas linhas se não tomar o devido cuidado. Por isso, confira algumas dicas para fazer redação com tema livre!

Dicas para fazer uma redação com tema livre

Geralmente, esse tipo de exercício é bem mais comum no colégio ou em alguma atividade da faculdade. Mas, a redação é uma parte importante da sua nota para entrar em uma faculdade ou passar em um concurso público vantajoso. E a pratica leva a perfeição, não é mesmo?

1 – Leia muito e sobre tudo!

É a dica mais simples e imprescindível que alguém que deseja melhorar a sua escrita vai receber: ler muito, sempre e sobre tudo. Não adianta se concentrar em um único estilo ou um único autor. Leia livros, revistas, jornais, sites de notícias, pesquisas e tudo o que estiver ao seu alcance.

A leitura lhe ajuda a melhorar o vocabulário, conhecer todos os estilos de literatura, aprender a como colocar as frases corretamente, a pontuar com mais convicção e até a perceber que não se trata de nenhum bicho de sete cabeças.

2 – Mantenha-se informado!

Se você tem o hábito de ler tende a estar bem informado sobre o que está acontecendo na sua cidade, estado, país e até mesmo ao redor do mundo. Acompanhar jornais, revistas, a televisão, os portais e até mesmo o rádio é bastante útil para assimilar tudo o que está ocorrendo a sua volta, se manter atualizado e entender o contexto do que lhe chamar a atenção.

3 – Escreva e revise!

Muita gente não sabe exatamente como fazer uma redação de tema livre, mas tampouco se dá ao trabalho de praticar com freqüência. Portanto, você deve escrever e revisar. Sempre. Várias vezes.

Dicas para fazer uma redação com tema livre
Dicas para fazer uma redação com tema livre

Esses ajustes que você vai fazendo tendem a melhorar não apenas a gramática e a concordância das suas frases, bem como deixar a sua redação bem mais fluida e coerente. Faça e refaça a sua redação até aprovar o resultado!

4 – Frases curtas e objetivas

De fato, uma redação bem feita não se trata de um texto alongado, repleto de floreios e parágrafos imensos. Muito pelo contrário, você deve prestar atenção para não se prolongar demais e se perder totalmente em uma sentença.

Dê preferência para as frases curtas e que vão diretamente ao ponto. Procure fazer parágrafos de 3 a 4 linhas no máximo e não abuse das virgulas. Passe a sua mensagem de maneira limpa, objetiva e sem rodeios. E, por fim, revise o trabalho!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *