Como se preparar para a Redação do ENEM

A redação do Enem costuma ser motivo de pesadelo para muitas pessoas que participam do tradicional exame, fazendo com que o resultado final não seja o esperado. Mas com um bom preparo e treino é possível vencer o medo e tirar uma boa nota, melhorando consideravelmente o desempenho.

redação do Enem
Como se preparar para a Redação do ENEM (Foto: Pexels)

Utilizado por um número cada vez maior de instituições de ensino superior públicas em substituição ao vestibular, o Exame Nacional do Ensino Médio conta com uma enorme concorrência, e por isso a nota da redação pode fazer a diferença na hora de disputar uma vaga em cursos superiores gratuitos.

Como se preparar para a redação do Enem e aumentar as chances de ser aprovado no Sisu e outros processos seletivos? Separamos algumas dicas bastante úteis para quem vai fazer o exame e quer melhorar o desempenho na prova aberta. Confira!

Leia bastante e escreva muito

A habilidade para desenvolver um bom texto não é algo que você consegue da noite para o dia. É preciso muita dedicação, tempo e treino, e o processo começa com a leitura, para ajudar a desenvolver o seu repertório e a capacidade de argumentação.

Leia jornais, revistas, livros, sites de notícias e o que mais você achar interessante. Nesse ponto, vale destacar que o estudante deve ter contato com opiniões diferentes a respeito do mesmo assunto, pois isso facilita fazer comparações, citar vantagens e desvantagens, algo que pode ser muito útil na prova.

Enem 2018 redação
Leia bastante! (Foto: Pexels)

Outro passo importante para melhorar a produção de texto é fazer muitas redações, abordando os mais variados tipos de assuntos e atualidades, e pedir para alguém corrigir, de preferência um professor ou um parente/amigo que tenha bons conhecimentos na Língua Portuguesa.

Faça pelo menos uma redação por semana seguindo os mesmos moldes dos textos pedidos no Enem (basta procurar as provas antigas). E após a correção, tente refazê-la, se for necessário, para deixar o texto bem acertado.

Outras dicas para fazer uma boa redação

Introdução, desenvolvimento e conclusão com proposta de intervenção. Esse é o formato básico da redação do Enem 2018, mas não basta escrever um texto seguindo essa estrutura. Ela precisa vir acompanhada de uma ortografia e gramática perfeitas e de um repertório com bons argumentos.

Confira mais dicas para tirar nota alta na redação do Enem:

  • Leia artigos de opinião;
  • Além de ler muito, fique atento ao noticiário na TV, no rádio e na internet, para ficar por dentro das atualidades;
  • Aprenda a fazer a intertextualidade (relacionar diferentes textos);
  • Também é importante saber fazer conexões entre diversas áreas do conhecimento (interdisciplinaridade);
  • Procure as redações com nota máxima do Enem em edições passadas e analise como os candidatos construíram os textos, apresentaram os argumentos e se expressaram.

Tema da redação

Outra preocupação comum entre os candidatos interessados em saber como se preparar para a redação do Enem é em relação ao tema proposto pelo Ministério da Educação.

tema da redação Enem
Tema da redação do Enem 2017 (Foto: Reprodução INEP)

Como a informação só é divulgada na hora da prova, os estudantes devem estudar as atualidades com atenção, pois há grandes chances de que o tema seja relacionado há algo que aconteceu recentemente, tendo assim maiores possibilidades de escrever sobre diferentes assuntos.

Uma dica interessante é conferir os temas de redações passadas do Enem e fazer textos a partir dessas propostas, para treinar. As provas antigas podem ser encontradas no site do INEP.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *