Curso de Medicina no Fies existe? Como se inscrever

A medicina é o curso mais demorado, caro e disputado no território nacional. Enquanto a dificuldade para entrar em uma universidade federal ou particular está cada vez maior, se cresce a necessidade de novos médicos em todo o território nacional, especialmente, nos locais menos abastados. Por isso, há uma dúvida: existe curso de medicina no FIES?

Curso de Medicina no Fies existe? Como se inscrever
Curso de Medicina no Fies existe? Como se inscrever

Vale destacar que o FIES é um Fundo de Financiamento Estudantil criado pelo Governo Federal, que estabelece a ajuda para arcar com as mensalidades de cursos de graduação em inúmeras faculdades particulares em todos os estados do Brasil.

Além disso, o estudante só tem a preocupação de começar a pagar a sua dívida após a sua formatura com juros baixos e quase 14 anos para finalizar o pagamento.

Existe curso de medicina no FIES?

Se você está pensando em fazer medicina e não tem todo o dinheiro necessário neste momento, não se preocupe! A medicina está na lista de cursos vistos como prioridade no Governo Federal. Todos os anos, o programa fornece centenas de vagas todos os anos.

No entanto, o jovem interessado no curso de medicina no FIES precisa ficar a atento aos requisitos que deve preencher para obter essa ajuda financeira para realizar o seu sonho. Inicialmente, ele deve buscar por uma vaga no FIES e ter ótimas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A partir daí, o estudante precisa se encaixar com as condições de renda determinados pelo Ministério da Educação. Lembrando que este ano o FIES passou por algumas mudanças e até aumenta na renda mensal por integrante da família.

Requisitos para conseguir entrar no curso de medicina no Fies

Você deve preencher os seguintes requisitos:

Requisitos para conseguir entrar no curso de medicina no Fies
Requisitos para conseguir entrar no curso de medicina no Fies

1 – Ter participado de qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010, com um rendimento com aproximadamente 450 pontos, no mínimo.

2 – O candidato não pode ter tirado uma nota zero na redação. Na verdade, ele necessita de um desempenho satisfatório para ter chances reais

3 – Com relação a renda familiar, o teto estabelecimento é de três salários mínimos por pessoa. Qualquer dúvida pode ser tirada no site oficial do programa!

Mas, será que é muito difícil passar em medicina no FIES?

O fato é que o curso de Medicina é tão difícil em uma universidade federal quanto em uma instituição de ensino particular. A disputa para adentrar neste curso é extremamente alta, especialmente, a nota de corte do Enem para conseguir a bolsa de estudos total pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

A obtenção do financiamento através do FIES também não é tão simples. Nos dias de hoje, a pontuação para entrar tende a passar dos 700 pontos. Isso significa que você deve desistir do seu sonho de cursar medicina?

Essa dificuldade deve servir de alerta para que você tenha certeza que necessita do curso de medicina no Fies para ser um profissional realizado. A partir daí, a dedicação aos estudos deve ser total para tornar o seu sonho realidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *