Enem 2018 – Datas, Inscrições

Querendo participar do Enem 2018? No post a seguir reunimos as principais informações a respeito da próxima edição do Exame Nacional do Ensino, cujas provas serão aplicadas no mês de novembro. Não perca nenhum detalhe!

Enem 2018
Enem 2018 – Datas, Inscrições (Foto: Reprodução INEP)

A cada ano, o Enem tem se tornado mais importante, já que passou a ser utilizado por algumas das principais universidades públicas do Brasil como processo seletivo, em substituição ao vestibular convencional. E para 2018, isso não será diferente.

Assim como nas edições anteriores, milhões de pessoas devem fazer as provas do Enem 2018, ou seja, a concorrência será grande, lembrando que as notas do exame podem ser usadas para ingressar em cursos superiores gratuitos por meio do Sisu, para concorrer às bolsas do ProUni, solicitar o Fies e muitas outras coisas.

Prazo para se inscrever

As inscrições para Enem 2018 começam a ser recebidas no dia 7 de maio, exclusivamente por meio do site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Para se cadastrar, é preciso informar o CPF, criar uma senha e preencher o formulário eletrônico com todos os dados solicitados.

O prazo para se inscrever no exame vai até o dia 18 de maio, às 23h59, mas é fundamental se cadastrar o quanto antes, evitando deixar para a última hora, pois o sistema pode ficar congestionado e dificultar o acesso dos candidatos.

Enem 2018 inscrições
Página de inscrição do Enem (Foto: Reprodução INEP)

Outra dica importante é que quem conseguiu obter a isenção da taxa de inscrição do Enem precisa se inscrever durante esse período. Alguns candidatos acreditam que ao obter o benefício já estão inscritos no exame, o que não é verdade, e por isso todos precisam se cadastrar entre os dias 7 e 18 de maio, tanto os isentos quanto os que não têm o benefício.

Vale lembrar que a taxa de participação custa R$ 82,00 e pode ser paga até o dia 23 do mesmo mês.

Datas das provas

As provas do Enem 2018 serão aplicadas novamente em dois domingos, assim como ocorreu em 2017. Para essa próxima edição, os alunos farão os testes nos dias 4 e 11 de novembro.

Enem 2018 provas
As provas acontecem em novembro, nos dias 4 e 11 (Foto: Pexels)

Na primeira data, os inscritos responderão às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. É nesse dia também que você fará a redação do Enem 2018.

Já para o dia 11 de novembro estão programados os testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Cronograma Enem 2018

Há ainda muitas outras datas Enem 2018 bastante importantes para quem vai fazer o exame. Confira o calendário do Enem 2018 com as principais datas:

  • 23 a 29 de abril: prazo para entrar com recurso de isenção, para quem teve o pedido negado.
  • 5 de maio: resultados dos recursos de isenção.
  • 7 a 18 de maio: período de inscrição, prazo para solicitar atendimento especial e enviar laudo médico, declaração ou parecer.
  • 23 de maio: fim do prazo para pagar a inscrição.
  • 28 de maio a 3 de junho: solicitação de atendimento por nome social.
  • Outubro (data a confirmar): divulgação dos locais de prova.
  • 4 e 11 de novembro: provas.
  • 14 de novembro: divulgação de gabaritos e cadernos de questões.
  • Janeiro de 2019 (data a confirmar): divulgação dos resultados individuais.
  • Março de 2019 (datas a confirmar): divulgação dos resultados dos treineiros e espelhos de redação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *