Inscrições Mais Médicos 2018

As inscrições Mais Médicos 2018 serão abertas nessa quarta-feira, dia 21 de novembro, a partir das 8h, trazendo mais de 8 mil vagas para profissionais formados em Medicina, distribuídas entre milhares de cidades de todo o Brasil.

Mais Médicos
Inscrições Mais Médicos 2018 (Foto: Reprodução Ministério da Saúde)

O novo edital do Programa Mais Médicos foi divulgado pelo Ministério da Saúde como uma medida emergencial após Cuba anunciar a saída do programa, devido às declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, a respeito da presença dos médicos cubanos no país.

Criado em 2013 pelo governo federal, o Mais Médicos tem a missão de levar os profissionais da saúde para o interior do país, atendendo principalmente a população carente, em locais onde há grande defasagem de médicos. Mais de 8 mil profissionais cubanos participavam do programa.

Como vai funcionar a nova etapa do programa

Para essa nova etapa do Mais Médicos, o Ministério da Saúde está abrindo um total de 8.517 vagas, que serão ofertadas aos médicos que têm registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil ou diploma revalidado no país. Tanto profissionais brasileiros quanto médicos estrangeiros podem se candidatar, desde que possuam o CRM Brasil.

vagas para médicos
O programa abriu novas vagas após a saída dos médicos cubanos (Foto: Pixabay)

A carga horária para as novas vagas do Mais Médicos 2018 inclui 8 horas acadêmicas teóricas e 32 horas semanais em unidades básicas de saúde. O salário dos médicos participantes do programa é de R$ 11.865,60 e o contrato tem duração de 36 meses, com possibilidade de prorrogação. Os contratados têm direito ainda a ajuda de custo, auxílio-moradia e auxílio-alimentação.

As vagas para médicos estão distribuídas entre 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. As maiores quantidades de vagas estão nos estados de São Paulo (1.406), Bahia (853), Rio Grande do Sul (630), Minas Gerais (603) e Pará (526).

Veja a lista completa de cidades com vagas abertas e outras informações no novo edital do Mais Médicos 2018.

Como se inscrever

As inscrições para o programa Mais Médicos serão recebidas exclusivamente via internet, no site http://maismedicos.gov.br/, a partir das 8h do dia 21 de novembro. Os cadastros permanecem abertos até as 23h59 do dia 25 de novembro. Não há cobrança de taxa.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher o município em que deseja trabalhar, entre aqueles disponíveis para atuação.

Como funciona o processo seletivo

A seleção dos candidatos para as novas vagas do Mais Médicos se dará por ordem de inscrição. Se a cidade “A” tem 10 vagas disponíveis, por exemplo, os 10 primeiros candidatos que se inscreverem para elas e atenderem aos requisitos serão selecionados, acontecendo a retirada dessas oportunidades do sistema.

Ou seja, os médicos só conseguirão se inscrever para os municípios que ainda possuírem vagas abertas. Dessa forma, a dica é se candidatar o mais rápido possível, para conseguir selecionar aquela cidade em que você deseja atuar.

Mais Médicos vagas
Os profissionais terão remuneração superior a R$ 11 mil (Foto: Pixabay)

Como existe a necessidade de substituição urgente dos médicos cubanos, os primeiros grupos de candidatos selecionados deverão começar a trabalhar já no dia 3 dezembro. Por isso, os interessados precisam ter disponibilidade para início imediato.

Um novo edital para o Mais Médicos 2018 pode ser divulgado no dia 27 de novembro, de acordo com o Ministério da Saúde, se as vagas não forem preenchidas por completo. Neste caso, médicos brasileiros e estrangeiros sem CRM ou que não foram aprovados no Revalida, também poderão se candidatar.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *