Local de Prova ENEM 2018

Você não quer chegar atrasado, perder a chance de fazer as provas e de concorrer às vagas nas universidades públicas e ainda virar meme na internet, certo? Então, é fundamental conferir o local de prova Enem 2018 com antecedência, seguindo as dicas que vamos passar a seguir!

local de prova Enem
Local de Prova ENEM 2018 (Foto: Pexels)

Quem fez a inscrição para a edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio vai precisar consultar o cartão de confirmação na internet, para saber o endereço do local em que irá fazer as provas programadas para os dias 4 e 11 de novembro.

É que assim como nas edições mais recentes, o Ministério da Educação (MEC) não vai enviar o documento pelos Correios, como fazia antigamente, disponibilizando-o apenas na versão online. E a responsabilidade de conferí-lo é dos candidatos.

Consultar local de prova

A consulta ao local de prova do Enem 2018 pode ser feita no site oficial do exame, na opção “Página do Participante”. Para ter acesso ao sistema, é necessário digitar o número do seu CPF, a senha cadastrada durante a inscrição e clicar na figura conforme orientação na página.

Ao entrar na página do candidato, basta procurar pelo cartão de inscrição do Enem 2018 e clicar nele para visualizá-lo. O documento traz informações como nome completo, documentos, número de inscrição, endereço do local de prova, número da sala, datas e horários dos testes e opção de língua estrangeira, entre outros dados.

cartão de inscrição Enem 2018
Você pode consultar o cartão de inscrição no computador e no celular (Foto: Pexels)

E além da página na web, também é possível consultar cartão de confirmação do Enem pelo aplicativo oficial do exame, que é gratuito e roda nos dispositivos Android e iOS (download disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store). Para conferir o local de prova no celular também é preciso fazer login, usando o CPF e a senha.

Cabe ressaltar que o cartão do Enem 2018 estará disponível somente no mês de outubro, em data que será divulgada posteriormente pelo MEC. Ou seja, será possível consultar o local de prova na internet e no app Enem 2018 apenas algumas semanas antes dos testes.

Impressão do cartão de inscrição do Enem 2018

Assim que o cartão de inscrição do Enem 2018 estiver disponível, você deve imprimí-lo e guardá-lo, não se esquecendo de levá-lo nos dias das provas, para facilitar a localização da instituição e da sala em que fará os testes.

cartão de confirmação Enem 2018
Verifique o local de prova com antecedência e se programe para não atrasar (Foto: Pexels)

Há também a opção de salvar o documento no celular, por meio do aplicativo do Enem 2018, caso não queira fazer a impressão, e você pode ainda anotar os dados principais (nome da instituição, número da sala e número de inscrição, entre outros) em um papel, para não se perder.

Dicas para não se atrasar

Além de conferir o local de prova Enem 2018 com antecedência, você deve ficar atento a outros detalhes para não correr o risco de se atrasar e encontrar os portões fechados.

Veja outras dicas:

  • Verifique as linhas de ônibus que passam perto do local de prova;
  • Se for de carro, pesquise rotas alternativas e locais de estacionamento nas proximidades;
  • Saia de casa cedo, para evitar engarrafamentos e transporte coletivo lotado;
  • Chegue ao local onde fará os testes com pelo menos 1h30 de antecedência.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *