Notas de Corte do Enem no SISU: Como calcular?

Você já correu para ver o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Isso mesmo! A divulgação do resultado ocorreu no dia 18 de janeiro e agora, você pode compreender como é realizado o cálculo das notas de corte do Enem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A partir do momento que você teve acesso ao seu desempenho individual, é possível conferir cinco notas diferentes: de Ciências Humanas, de Ciências da Natureza, de Matemática, de Linguagens e Códigos e da redação. No momento, o aluno pode chegar a pontuação na redação e precisará esperar mais algumas semanas para verificar o espelho de sua redação.

Notas de Corte do Enem no SISU: Como calcular?
Notas de Corte do Enem no SISU: Como calcular?

Apesar disto, a sua nota varia em cada matéria de 0 a 1000 pontos, inclusive na redação que não pode ser zerada para obter uma oportunidade no ensino superior. Levando em consideração o seu rendimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elabora uma média com notas mínimas e máximas.

Entenda o conceito das notas de corte do Enem no Sisu

Essas médias mínimas e máximas são necessárias para que os estudantes possam fazer comparações entre os seus rendimentos com os outros candidatos, especialmente, para quem está pensando em se inscrever no Programa Universidade para Todos através da nota final do Enem.

As pessoas que pretendem usar as notas de corte do Enem no Sisu, essa média muda conforme a instituição pretendida. Isso acontece porque algumas universidades e faculdades podem conceder pesos diferentes a cada uma das disciplinas em função do perfil de cada.

Não entendeu? Por exemplo, a graduação de biologia pode dar mais destaque para o desempenho em Ciências da Natureza, bem como a engenharia pode enfatizar mais rendimento em matemática. E essa questão deve ser analisada antes de prestar o Enem para não se surpreender na hora de buscar a vaga!

Como são calculadas as notas de corte do Enem no Sisu?

Mas, se você quer entender como é calculada as notas de corte do Enem no Sisu, o primeiro passo é compreender a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este é um sistema estatístico que oportuniza que distintas edições da prova possam ser levadas em consideração.

Para chegar a nota, o cálculo não se limita a quantia de acerto, mas ao nível de dificuldade de cada questão. Os tópicos são separados em níveis fáceis, médios e difíceis e espalhados ao longo da prova sem que estudante saiba.

notas de corte do Enem no Sisu
Notas de corte do Enem no Sisu favorecem alunos bem preparados

A partir daí, a TRI avalia as respostas do estudante e se ele acertou muitas questões difíceis e errou algumas fáceis. Deste modo, a media do aluno que acertou apenas na sorte acaba por diminuir. No fim das contas, a nota não se restringe somente ao valor absoluto de acertos.

O intuito deste modo de calculo das notas de corte do Enem no Sisu é impedir que o estudante possa se valer unicamente da sorte para ser aprovado. Assim, é possível reforçar a ideia de que é essencial ter uma boa preparação para o exame, manter a calma e responder tudo com atenção. E não se arriscar em chutes.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *