Prouni 2018: Como se inscrever?

Os jovens interessados em aderir a seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni 2018) devem ficar atentos para o período entre os dias 6 e 9 de fevereiro para fazer a sua matrícula pela internet.

Prouni 2018: Como se inscrever?
Prouni 2018: Como se inscrever?

Vale lembrar que para concorrer os brasileiros não podem contar com o diploma de ensino superior e necessitam ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, além de não ter zerado a redação.

É essencial, ainda, que o estudante tenha uma das seguintes características: ter se formado no ensino médio em escolar pública, ter feito o ensino médio em uma instituição particular com bolsa de estudos completa, possuir algum tipo de deficiência ou ser professor da rede pública de ensino.

Benefícios oferecidos aos candidatos no ProUni 2018

É importante frisar que o ProUni 2018 é uma iniciativa do Ministério da Educação com o intuito de oferecer bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades ou universidades particulares em cursos de graduação e cursos sequenciais de qualificação profissional.

Na segunda versão do ProUni no ano passado foram distribuídas quase 150 mil bolsas de estudos, sendo 68 mil integrais e 80 mil parciais. Todos esses benefícios financeiros foram concedidos em aproximadamente 1000 instituições de ensino superior particulares em todo o território nacional.

Requisitos para ganhar uma bolsa integral no ProUni 2018

Quem necessita de uma bolsa integral no ProUni 2018 deve corresponder a algum dos requisitos apresentados anteriormente com relação a conclusão do ensino médio e ainda comprovar uma renda familiar brutal por mês que não passe de um salário mínimo e meio.

Requisitos para receber uma bolsa parcial no ProUni 2018

Requisitos para receber uma bolsa parcial no ProUni 2018
Requisitos para receber uma bolsa parcial no ProUni 2018

Já os estudantes que desejam concorrer a uma bolsa parcial, ou seja, uma ajuda do Ministério da Educação para auxílio para quitar metade de sua mensalidade na faculdade até a formatura, deve se encaixar em algum dos quesitos econômicos apresentados inicialmente e não apresentar renda familiar per capita por mês acima de três salários mínimos.

Processo seletivo para concorrer a uma bolsa de estudos

É importante salientar que o processo seletivo é formado por duas chamadas seguidas e a previsão é de que o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada seja anunciado ainda no dia 14 de fevereiro.

A segunda lista tem tudo para ser revelada até o dia 2 de março. Além disso, é possível entrar na lista de espera, ou seja, o estudante que não foi selecionado inicialmente poderá manifestar a sua disposição pelo site oficial do ProUni 2018 na rede mundial de computadores entre os dias 16 e 19 de março.

Caso você ainda tenha se inscrito no ProUni, a sua chance vai ocorrer entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Quando o processo estiver aberto, você terá até duas possibilidades de faculdades para escolher.

A partir daí, você ainda poderá selecionar o lugar para receber a bolsa de estudo, o curso pretendido, o turno para realizar a faculdade e até mesmo o tipo de bolsa que se encaixa com o seu padrão de vida. Tudo deve ser feito pela internet no site oficial.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *