Prova do Toefl: Onde fazer e como funciona?

Um dos exames mais reconhecidos quando se trata de fluência em inglês, a Prova do Toefl (Test of English as a Foreign Language), ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em tradução livre) demanda preparação de quem tem o objetivo de provar a sua capacidade em um segundo idioma.

Prova do Toefl: Onde fazer e como funciona?
Prova do Toefl: Onde fazer e como funciona?

Além do conhecimento da língua inglesa, a prova exige que o aluno também esteja por dentro do material e a versão do teste, que podem tornar a sua realização bastante longa e cansativa.

Versões da prova do Toefl

Hoje em dia, são realizados quatro modelos de provas para o Toefl. Entre esses modelos estão: TOEFL Primary Tests, para estudantes acima de 8 anos, e TOEFL Junior Tests, para avaliação de alunos acima de 11 ano. As duas avaliações são usadas para acompanhar a fluência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Os mais populares são o TOEFL ITP Assessment Series (ou série de avaliação), para avaliação do nível de inglês sem a necessidade de se comprovar habilidades de fala e escrita, e o TOEFL iBT (internet-based test, ou teste baseado na internet) destinado para entrada em faculdade e universidades, especialmente, no exterior.

Em função disto, a prova do Toefl iBT é a mais utilizada pelos jovens que estão em busca de oportunidades fora do Brasil, inclusive bolsas de estudos.

Prova do TOEFL iBT

Vale salientar que o Toefl iBT analisa quatro conhecimentos: reading (compreensão de texto), listening (compreensão auditiva), speaking (expressão oral) e writing (expressão escrita). O exame é dividido nestes quatro pontos, que tem 30 pontos cada um, resultando em um máximo de 120.

A nota tem validade de 24 meses após a realização. No entanto, o aluno precisa ficar atento para verificar qual é a nota mínima exigida pela instituição que deseja entrar.

Normalmente, o aluno possui quatro horas para fazer a prova, só que tem um tempo estabelecido para dar conta de cada um dos conteúdos. Assim, a gestão de tempo é um dos principais pontos de atenção para se dar bem neste teste.

O aluno efetua duas seções, para por alguns minutos para descansar e volta para terminar a prova. É um exame que exige muita energia e foco. O material usado para a Prova do TOEFL também ajuda a tornar essa avaliação muito exaustiva e até dificultar o rendimento dos alunos.

Prova do TOEFL iBT
Prova do TOEFL iBT: saiba tudo!

Isso acontece porque são assuntos vinculados a temas acadêmicos e não voltados para o inglês do dia a dia. Algo que a maioria dos estudantes brasileiros acaba se interessando com mais facilidade. Neste caso, é fundamental que o aluno reserve um período para se preparar adequadamente.

Proficiência

Em contrapartida, a Prova do TOEFL iBT oportuniza que o aluno possa provar que é fluente na língua inglesa. O teste serve como porta de entrada para escolas, universidades e cursos de curta duração no exterior.

A dica é fazer provas anteriores antes do seu teste de verdade para se familiarizar com o estilo de avaliação, bem como se adequar a exigência de tempo.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *