SISU 2018: Como fazer a inscrição e saber as notas de corte

As inscrições para o SISU 2018 iniciam no dia 29 de janeiro e terminam no dia 1 de fevereiro. Não sabe do que se trata? Bom, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um site gratuito do Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições de ensino superior fornecem vagas para alunos que efetuaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Qualquer aluno só tem direito de participar desta seleção se tiver realizado a inscrição nos momentos determinados pelo Ministério da Educação. Normalmente, eles ocorrem em duas oportunidades a cada ano: no fim de janeiro e no mês de maio.

Como fazer a inscrição para o SISU 2018?

No momento de fazer a inscrição para o SISU 2018, o aluno precisa usar o usuário e a senha cadastrados para o ENEM neste endereço. Aqueles alunos que realizaram o ENEM somente para adquirir experiência não tem direito a concorrer ao SISU.

Como fazer a inscrição para o SISU 2018?
Como fazer a inscrição para o SISU 2018?

Ao longo do período de inscrições nos cursos desejados, você pode mudar a qualquer hora as suas alternativas. Isto é, é possível variar de um curso ou até mesmo de uma faculdade para hora. Por exemplo, você pode ter optado por engenharia civil em uma universidade, mas acredita que terá mais chance de passar em arquitetura em outra instituição.

Você tem toda a liberdade para fazer essas trocas, sempre lembrando que a alternativa que prevalece é a última a ser confirmada. Depois do período de inscrição encerrada, você não poderá mais fazer qualquer mudança. Então, tenha todo o cuidado na hora de encerrar o seu cadastro.

A partir daí, a plataforma escolhe automaticamente os candidatos com melhor pontuação em cada curso, acima da nota de corte, levando em consideração o rendimento no Enem e outras eventuais ponderações.

Entenda a importância das notas de cortes no SISU 2018

Basicamente, a nota de corte do SISU 2018 corresponde ao valor para assegurar uma vaga no curso e na faculdade pretendida. Esta é uma das notas mais relevantes para que o aluno possa realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Vale salientar que o site atualiza a cada madrugada ao longo do tempo de inscrições. Portanto, o ideal é que o aluno efetue simulações na plataforma do Sisu e confira as notas de corte. Você pode verificar se o patamar foi alterado ou não, se você tem chance de entrar e modificar a sua opção de curso diariamente nestes dias para não correr o risco de ficar de fora.

notas de cortes no SISU 2018
O que são as notas de cortes no SISU 2018?

Entretanto, algumas faculdades podem selecionar medidas distintas para as áreas de conhecimento do Enem. Assim, nem sempre o seu resultado da prova será a nota usada no processo de seleção.

Não entendeu? Pense no seguinte cenário: o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro concede peso 2 a avaliação de matemática e suas tecnologias. Ao se inscrever para esse curso, o site vai fazer um novo cálculo, resultando em uma nova nota final. Por isso, fique atento as particularidades de cada instituição!

Além disso, alguns cursos também estabelecem uma nota mínima para que o aluno possa se candidatar a vaga. Portanto, é preciso levar todos esses fatores em conta ao fazer sua inscrição no SISU 2018. Boa sorte!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *