Trabalhar no exterior? Confira áreas que mais empregam brasileiros

Para os brasileiros que desejam trabalhar no exterior, a escolha por determinadas profissões pode ser um grande passo. De acordo com estudo da Hayman-Woodward PLLC, há determinados setores nos quais os brasileiros são muito lembrados em outros países.

Inicialmente, as profissões mais procuradas são ligadas ao mercado financeiro, como, por exemplo, administradores, analistas, economistas e gestores especializados em nações emergentes, como é o caso do Brasil.

Trabalhar no exterior? Confira áreas que mais empregam brasileiros
Trabalhar no exterior? Confira áreas que mais empregam brasileiros

Além disso, trabalhadores do setor de saúde, como, os médicos, os dentistas, fisioterapeutas, chefs de cozinha e também especialistas em tecnologia da informação podem encontrar ocupação com mais facilidade. Na verdade, engenheiros de computação e sistemas são extremamente prestigiados fora do Brasil.

Quais os países mais vantajosos para quem deseja trabalhar no exterior?

Normalmente, as nações que mais buscam pela mão de obra nacional são: Estados Unidos, o Canadá, o Reino Unido, a Suíça, a Irlanda, Portugal e a Austrália. Recentemente, outras nações emergentes aumentaram as ofertas para brasileiros: a China, a Índia, a África do Sul e a Rússia.

No entanto, a liderança continua majoritariamente com os Estados Unidos e o Canadá em função da força econômica da América do Norte. Mas, vale prestar atenção nos próximos meses. Essa tendência pode variar significativamente devido ao governo de Donald Trump.

Com o objetivo de reduzir a entrada de estrangeiros, o presidente americano pode dificultar o ingresso de sul-americano, incluindo os brasileiros. Portanto, essa preferência entre os que desejam trabalhar no exterior pelos Estados Unidos pode despencar a médio e longo prazo.

Incentivo para que brasileiros possam trabalhar no exterior

Não é tão habitual, mas existem programas pontuais para incentivar a entrada de imigrantes em determinados locais. Normalmente, esse estimulo tende a ocorrer em locais onde falta mão de obra ou para evitar o envelhecimento da população.

Os brasileiros, por conviverem em uma nação multirracial, mostram muito mais facilidade de adaptação para residir em um ambiente multicultural.

Incentivo para que brasileiros possam trabalhar no exterior
Incentivo para que brasileiros possam trabalhar no exterior

Portanto, se você está de olho em uma chance para trabalhar no exterior deve procurar por pacote de empresas e/ou cidades que fornecem vantagens para atrair profissionais qualificados e pessoas que almejam mudar a sua rotina. Países mais cotados, como, os Estados Unidos, jamais contam com esse tipo de oferta.

Dicas para quem deseja trabalhar no exterior

Agora que você já sabe quais são as profissões mais apropriadas para brasileiros no exterior, é essencial tomar alguns cuidados antes de abandonar o seu país de uma vez por todas. Nenhuma grande mudança deve ser feita no escuro e sem o devido planejamento.

Por exemplo, você deve pesquisar toda a burocracia envolvida para a obtenção de uma licença para trabalhar no país selecionado, os direitos para estrangeiros, as exigências locais e se existe algum protocolo a ser seguido.

Além disso, você necessita verificar se há alguma exigência para validar seu diploma ou certificado para exercer a sua profissão fora do Brasil. E, obviamente, você precisa dominar ligeiramente o idioma, conhecer as características climáticas, providenciar a mudança, a sua hospedagem, entre outros fatores.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *